quarta-feira, junho 15, 2005

As frequências "fastasmas" e a ANACOM:

Em Portugal, nos últimos tempos tem surgido retransmissores de rádios nacionais da RDP e RR, ainda não oficializados. Nomeadamente o emissor de Vouzela (distrito de Viseu) da Renascença em 97.4 MHz; no sul do país, a RDP instalou novos retransmissores da Antena 2 e Antena 3 no distrito de Portalegre , mais concretamente em Elvas (frequências respectivas de 93.2 e 101.6 MHz).

A instalação de retransmissores é sempre bem-vinda para as populações locais que tem dificuldade em sintonizar as rádios nacionais. Mas agora surge a questão: e a Média Capital? Não terá também direito a melhorar a cobertura do Rádio Clube Português, quer melhorando a rede regional sul, quer criando uma nova rede de emissores a Norte? E a TSF a sul?
Com excepção da RDP, na minha opinião as melhores coberturas são a da Comercial e da RFM: na maioria dos casos, as frequências atribuídas não sofrem interferências de outras rádios e há emissores com excelente cobertura. Por exemplo, os 92.0 MHz do Mendro (Rádio Comercial) cobrem grande parte do Alentejo e não há uma única rádio que possa interferir com este emissor. Já os 98.9 Portalegre, também da Rádio Comercial, também não sofre quaiquer interferências na área de cobertura, excepto no distrito de Évora, onde os 99.0 MHz da Unirádio (Reguengos de Monsaraz) são "engolidos" pela Comercial, o que é grave, mas os 92.0 entram muito bem na região. A RFM entra bem na mesma região, quer pelos 100.9 Mendro, quer pelos 101.1 Portalegre. A RR, idem pelos 96.5 Mendro e 95.3 Portalegre. E nem falo na RDP, com a sua excelente rede de emissores.

O mais irónico de tudo é que em algumas localidades fronteiriças há emissores espanhóis que entram melhor que os emissores portugueses! Apenas a RDP se dá ao "luxo" de ter uma invejável rede de emissores que prestam um excelente serviço público. É para isso que pagamos taxa de radiodifusão. Mas será que as outras rádios não tem direito a melhorar a rede de emissores? Ou será que para a ANACOM existem (passo a expressão) os "menimos bonitos" da RDP e da RR e os "meninos feios" da Média Capital? É uma questão de amizades?
Estou completamente de acordo que todos temos o direito de receber as rádios locais, regionais e nacionais em excelentes condições de recepção, mas parece que há beneficiados e outros que tem de recorrer a rádios locais para alargar a sua cobertura...
Porque é que as rádios locais instalam emissores de microcobertura? Para melhorar a recepção em locais onde o emissor principal não entra ou entra com sinal fraco. Será que a ANACOM já pensou alargar esse conceito a rádios nacionais e regionais? O RCP precisava de algumas microcoberturas a sul, além da cobertura regional a norte. O mesmo se passa a RFM e Comercial. Eu nem estou a pedir muito, umas microcoberturas de 100 a 500 W de P.A.R. podiam ajudar em muito os ouvintes.

Isto tudo também se aplica à televisão: a RTP tem uma excelente rede de emissores em VHF e UHF, a SIC tem também uma boa rede em UHF, mas ainda há um considerável número de telespectadores que não conseguem sintonizar a TVI a não ser que adiram à TV Cabo!

5 comentários:

Anónimo disse...

Em relação a isso da TVI, em Elvas onde vivo há ainda muita gente que não vê a TVI porque o emissor de Vila Boim não cobre as áreas mais baixas da cidade. A RTP, DOIS e SIC tem retransmissores na cidade, a TVI ainda não.

Anónimo disse...

Em caminha ou valenca, há mais emissores espanhóis a serem ouv~idos do que portugueses.

Anónimo disse...

Sim Sr, há quem se interesse pela qualidade de recepção das rádios. Não é como certos senhores que pensam que por ter um emissor de 500 w de par chegam a todo o lado. Ou como o rcp que não se ouve devidamente nalgumas terras. Efectivamente, não sei para que foram inventados os estudos de cobertura, se os emissores não cobrem a àrea prevista como deve ser. Mas já se sabe como é, aqueles idiotas da ANACOM só servem para ganhar dinheiro e não fazer nada! É por isso que o país está como está.

Anónimo disse...

Gostei da ideia de microcoberturas. Eu vivo a poucos quilómetros de Castelo Branco e o cenário não é muito diferente, com a agravante de aqui não haver rcp, cidade fm, só comercial, tsf ,rfm ,rdp, rr e radios locais...

Anónimo disse...

Em Belver (Gavião) também não se vê a TVI.