sexta-feira, dezembro 09, 2005

RDP compra direitos para transmitir Mundial de Futebol 2006:

"
A RDP assegurou ontem a compra dos direitos de transmissão dos jogos do Campeonato do Mundo de futebol, que será realizado na Alemanha em 2006.

A emissora do Estado, representada pelo subdirector de Informação da Antena 1, Paulo Sérgio, concretizou o negócio com a Infront – empresa suíça detentora dos direitos –, assegurando a transmissão dos encontros em que participa a selecção nacional durante o decorrer da prova, ou seja, entre 9 de Junho e 9 de Julho.

No que diz respeito aos valores do negócio, os mesmos permanecem em segredo, sabendo-se, porém, que a empresa suíça estava a pedir a cada estação de rádio portuguesa cerca de 150 mil euros.

Refira-se ainda que, para hoje, a Antena 1 tem preparada uma emissão especial, directamente da cidade alemã Leipzig.

O enviado especial Paulo Sérgio acompanha, a partir das 19h00, o sorteio que ditará quais as equipas que Portugal defrontará no Mundial de 2006
"


Fonte: Correio da Manhã

2 comentários:

Anónimo disse...

Acho lastimável que a RDP, uma rádio pública, faça do futebol uma prioridade tão grande.

Não está em causa que a RDP transmita - como deve transmitir - o Mundial. Aí, a RDP age melhor que a RTP - que, por questões financeiras, deixou escapar os direitos de transmissão para as televisões privadas... deixando fugir-he também as importantes audiências.

O que está em causa é que, fora do período do Mundial (ou do Euro), o futebol ocupe um espaço tão grande na programação de uma rádio generalista de serviço público. Chega a haver programas de futebol a começarem às duas e às três da tarde, até à meia noite. 10 horas seguidas de programa desportivo por causa de um jogo de futebol que, às vezes, nem sequer as rádios comerciais transmitem...

e durante o qual ficamos sem noticías, sem música, sem programas...

Em contrapartida, quantas modalidades amadoras são transmitidas? Quantos desportos não-profissionais?

Que atenção damos aos milhares e milhares de jovens (e menos jovens) que praticam natação, judo, karaté, esgrima, hóquei, atletismo, pesca, esqui aquático, etc., etc., etc.???

Anónimo disse...

A RDP, ao adquirir os direitos do Mundial para transmitir na Antena 1, não faz mais do que a sua obrigação. É EVIDENTE que uma rádio de serviço público TEM DE TRANSMITIR o Mundial e o Europeu de futebol, seja qual for o preço. Mal esteve a RTP quando, por razões financeiras, deixou fugir para as televisões privadas essas transmissões.

O problema é que a Antena 1 da RDP TRANSMITE EXCLUSIVAMENTE futebol - e isso não é prestar um serviço público aos ouvintes e aos cidadãos.

Quantos milhares de pessoas em Portugal praticam - ou seguem pela comunicação social - outros desportos? Judo, karaté, esgrima, ginástica, atletismo, pesca desportiva, tiro ao alvo, tiro com arco, vela, esqui aquático, windsurf, ciclismo, hóquei, etc.?

A RDP e as suas antenas - mas em especial a Antena 1 - têm a obrigação e o dever de transmitir ou noticiar os campeonatos nacionais das principais modalidades.

Há milhares e milhares de pessoas que não se revêem na exclusividade do futebol.

Há milhares de pessoas que, praticando ou não futebol, gostando ou não desse desporto, praticam ou acompanham outras modalidades (algumas das quais ditas amadoras).

Quando é que o serviço público de radiodifusão da RDP e da sua Antena 1 levarão isto em consideração???

Ainda recentemente, realizou-se em Portugal (no Estádio da Luz) a Taça do Mundo de Judo (onde, felizmente, alguns judocas portugueses subiram ao pódio). Essa é uma prova IMPORTANTÍSSIMA no circuito mundial dessa modalidade (como qualquer taça do mundo de qualquer desporto). Mereceu uma reportagem no Telejornal da RTP e o desprezo quase completo da RDP e da Antena 1 (das rádios privadas, também, mas essas não são pagas pelos contribuintes...), que não enviou um jornalista, não fez reportagem, não entrevistou os vencedores portugueses, não anunciou antecipadamente a realização da prova, limitando-se a uma entrevista curta de um responsável do judo português, de 2 ou 3 minutos, num programa desportivo que durou VÁRIAS HORAS, dedicado sobretudo ao futebol! Ou melhor, aos comentários e opiniões sobre futebol, antes e depois do jogo propriamente dito!!!