terça-feira, julho 17, 2007

Vinyl FM - 103,9 Mortágua:

  • Vinyl FM: A frequência local 103,9 MHz Mortágua (distrito de Viseu), que retransmitiu a Rádio Capital durante vários anos, volta a ter programação local. Depois do Montez ter desistido da rede quase nacional de emissores da Rádio Capital, surge um novo projecto radiofónico que pretende revitalizar esta rádio.

A nova estação denomina-se "Vinyl FM" e pretende ser uma rádio destinada aos jovens, com uma forte aposta musical, nomeadamente na "dance music" e uma passagem mais residual de Pop e R&B.

Com emissor na Serra do Buçaco, os 103,9 MHz da Vinyl podem ser captados nos distritos de Viseu, Coimbra, Aveiro e Leiria.

O nome "Vinyl FM " advém das discotecas "Vinyl", em Coimbra e Figueira da Foz, que se associam a este projecto radiofónico.


Para já, a rádio apresenta apenas emissões experimentais baseadas numa "playlist" musical, mas a estação promete arrancar definitivamente em Setembro, coincidindo com o regresso às aulas de muitos jovens, certamente uma estratégia da emissora para conquistar ouvintes...

1 comentário:

Vasco disse...

Depois de um ano de emissão da VinylFM em 103.9FM (Mortágua/Coimbra) tenho a dizer do ponto de vista técnico o seguinte:
1- Raramente emite com som estéreofónico ou o piloto de 19kHz está inferior ao recomendado pelas normas, RDS nem pensar... Estes problemas já vem dos tempos da Rádio Capital nesta frequência.
2- A repecção do sinal em Coimbra é do mau a razoavel, em Aveiro é má, Figueira da Foz e Viseu é razoável e a Leiria não chega conforme anunciado. Boa recepção nos seguintes locais: IC2 (Águeda-Coimbra), A1 (Albergaria-Condeixa), IP3 (Coimbra-Viseu) e grande parte da A25 expecto SP Sul, Vouzela e Ol. Frades. Parece pouco face ao que anunciam.
3. O sinal emitido para a Internet vem muito provavelmente da deficiente recepção do sinal via FM. Ouvem-se interferências características da recepção de uma emissão FM longínqua: ruído entre os canais estereofónicos e por vezes interferência de outras estações de rádio próximas.

Relativamente à produção em estúdio:
1-A estação é frequentemente deixada no vazio: Existe apenas portadora no FM e streaming na Internet sem som.
2-Existem problemas do software em estúdio a ser corrigidos.
3-Não existem sinais horários. Os noticiários são raros quando comparados com outras estações. Creio nunca ter ouvido voz em directo... Apenas gingles e noticiários gravados, para além da música obviamente.

Relativamente ao tema da rádio:
1-Os conteúdos emitidos julgo estarem adquados ao público alvo.

Espero que estas criticas informem os interessados e cheguem a alguem que possa melhorar a radiodifusão.