terça-feira, maio 12, 2009

Rádio São Mamede: emissores penhorados!

Está desvendado o "mistério" que leva a Rádio São Mamede (88,9 MHz Portalegre) a não emitir.

Segundo uma notícia da Rádio Portalegre, colocada no passado mês de Março, os emissores foram penhorados por ordem judicial, na sequência de uma acção interposta pela Associação Portuguesa de Radiodifusão (APR).

Recorde-se que o centro emissor da Rádio São Mamede encontra-se (se é que a torre não terá sido também penhorada) no Cabeço do Mouro (Portalegre), numa zona sem grande altitude. Todavia, como já foi referido na mensagem anterior deste blog, a cobertura dos 88,9 MHz é bastante razoável para a potência de 2 kW, embora bastante longe de igualar a "vizinha" Rádio Portalegre, cujos 100,5 MHz cobrem uma vasta região do Alto Alentejo, além de zonas dos distritos de Beja, Santarém e Setúbal.

Os 88,9 MHz, como foi dito, cobrem, aliás, cobriam, razoavelmente o distrito de Portalegre, embora tivesse algumas interferências na região raiana (Elvas, Campo Maior...) devido à existência de rádios espanholas em frequências próximas. Na região de Évora, chegava bem a Estremoz, a várias zonas de Borba e Vila Viçosa; na cidade de Évora a mesma era escutada em várias zonas, pese, como também já se referiu, as fortes interferências da Antena 1 - Fóia.


Face às circunstâncias divulgadas, o mais certo é a Rádio São Mamede ficar no silêncio durante algum tempo... Provavelmente, não antes de a ERC verificar a situação desta estação e daí actuar em conformidade, o que poderá resultar na revogação do alvará.

Sem comentários: