domingo, março 13, 2011

RTP pretende desactivar emissões em DAB:

Conforme sugere a leitura de uma recente deliberação da ANACOM, a RTP terá solicitado a revogação da licença para a instalação e exploração de uma rede nacional de emissores DAB. Ao que parece, a rádio pública pretende desactivar os emissores DAB, justificando em grande parte a decisão com os elevados custos de manutenção dos equipamentos, as audiências residuais e o facto de assegurar cobertura nacional das três rádios nacionais públicas via FM. A rede de emissores DAB, instalada em 1998, já terá alguns equipamentos obsoletos, cuja assistência técnica estará comprometida uma vez que o seu fabricante já não existe. Por outro lado, os custos de operação com o DAB ascenderão a pouco mais de 330.000 €, o que numa conjuntura económica que obriga a  cortes orçamentais nas empresas públicas, ajuda na consolidação das contas da empresa Rádio e Televisão de Portugal.

Além dos custos económicos, os factores preponderantes que justificam em grande parte o desinteresse da manutenção de um sistema digital de rádio (que inclusivamente se está a tornar obsoleto face a novas tecnologias de radiodifusão digital, como o DAB+), serão a constatação das escassas audiências, aliada à manutenção de uma rede nacional de emissores FM que assegura uma cobertura superior ao DAB.

Não obstante a grande aposta no DAB por parte da então RDP desde 1998, a rádio digital em Portugal, à semelhança da maioria dos restantes países europeus, teve uma adesão fraquíssima, para não dizer muito próxima do zero. A esmagadora maioria dos ouvintes não está(va) equipada com  receptores digitais; aliás, adquirir um rádio DAB em Portugal é extermamente difícil, para não dizer quase impossível. Será seguramente mais fácil adquirir um equipamento DAB via Internet a partir do Reino Unido, por exemplo, do que correr casas de material electrónico em Lisboa à procura de rádios digitais!

Recorde-se que a RTP emite no bloco 12B (225,648 MHz) a Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP África e RDP Internacional. Todas, com excepção da Antena 2 que emite a 224 kps, operam a 192 kps (qualidade de som próxima ao CD).


**Este texto não foi escrito ao abrigo do "Acordo" Ortográfico**

2 comentários:

jpp disse...

Bem no Porto este fim de semana já não captei a emissão DAB!!! Lá vou ter de deixar de ouvir a Antena 2 que o DAB me fez descobrir pois a emissão desta durante 15 anos tinha um "hiss" que não se aguentava.

De qualquer forma sou contra abandonarem tecnologias desta forma atabalhoada.

luisa disse...

Se ao menosa Antena 2 melhorasse a emissão FM... Fizeram-me comprar um sintonizador DAB pois aí a recepção seria boa e depois deixam-me de mãos vazias, só prejuízo, mas quem se interessa?