sexta-feira, abril 15, 2011

Uma guerra de audiências perfeitamente escusada...

Que as rádios locais procuram conquistar audiência, de forma a rentabilizarem os próprios projectos radiofónicos, já sabemos. Mas quando a realidade objectiva das estatísticas dá o mote para uma guerra de números entre as estações, a salutar convivência entre os operadores de radiodifusão local é posta em causa.

Um triste exemplo desta situação é a troca de argumentos entre a Rádio Elvas e a Rádio Portalegre, que resultou do úlltimo Bareme Rádio da Marktest. As duas estações do distrito de Portalegre têm colocado nos respectivos sites comunicados onde ambas afirmam ser a rádio mais ouvida dos distritos de Portalegre e Évora. A Rádio Elvas afirma ser a estação mais ouvida dos distritos de Portalegre e Évora, de acordo com a última sondagem da Marktest, ao passo que a estação portalegrense retorquiu, alegando que a emissora elvense "forjou" os resultados do Bareme.

Esta guerra não começa com as audiências do primeiro trimestre de 2011, mas remonta ao mês de Fevereiro quando, na sequência das audiências do último período de 2011, a Rádio Portalegre foi a estação local mais ouvida no distrito, ao passo que Rádio Elvas ficou em última posição no Bareme.

Para quem assiste de fora, as trocas de acusações entre as duas rádios mais parecem uma "guerra de comadres" tão lastimável quanto ridícula. Todas as estações de rádio deviam aprender a marcar a diferença pela positiva, defendendo a sua posição conquistando o seu público alvo, sem atacar gratuitamente as concorrentes. Afinal,  o conceito de "fair play", tão usado no meio desportivo, pode e deve ser aplicado em todos os domínios da sociedade, onde os meios de comunicação social não devem ser excepção.

Criar conflitos desnecessários tem o efeito colateral de colocar em causa a credibilidade e o respeito pelos envolvidos, pelo que, a bem das rádios. dos ouvintes, dos anunciantes e de todas as pessoas envolvidas directa ou indirectamente nas estações, seria desejável que as duas rádios norte-alentejanas tivessem a coragem de poupar os ouvintes e cibernautas a um deplorável espectáculo revestido de comédia portuguesa.

Afinal, com estas atitudes, ambas ficam mal na fotografia. Por muita razão que possam ter, perdem-na a partir do momento que baixam o nível da discussão. Dá vontade de citar uma conhecida personagem da televisão portuguesa imortalizada por Herman José: «não havia necessidade...

3 comentários:

Special.One disse...

Nao o vi tão preocupado quando em fevereiro a radio Portalegre insultou a radio de Elvas dizendo que só tinha 300 ouvintes e era a radio menos ouvida. O ridículo quando aconteceu?
Agora que a radio Portalegre forjou um comunicado para abafar o resultado inferior a outra radio, o Luis acha que é desnecessário
Tenho o como pessoa inteligente.
Veja os factos, mas todos, e depois opine. Em consciencia.

Luis Carvalho disse...

Em consciência, digo e mantenho: se a conduta da Rádio Portalegre não foi correcta, a da Rádio Elvas, ao autoelogiar-se e, sobretudo, ao atacar explicitamente a Rádio Portalegre, também não merece propriamente aplausos.

Na minha opinião, mais valia começarem sim a concentrarem-se no seu produto, reforçando a qualidade dos seus programas. As rádios deviam utilizar a qualidade dos conteúdos oferecidos como factor diferenciador, que permite às mesmas conquistar audiência.

Special.One disse...

Nao deve ter visto bem o tema. Só vi e ouvi uma radio a mencionar outra. Presumo tambem que nao tenha ouvido essas rádios.pelos comentários...