segunda-feira, maio 09, 2011

RTP  desactiva DAB no dia 1 de Junho:

A RTP prepara-se desactivar o seu serviço DAB no próximo dia 1 de Junho, alegando as fracas audiências neste sistema de transmissão (em grande parte devido à escassez de receptores no mercado português e ao próprio desconhecimento da rede DAB por grande parte da população), mas principalmente os elevados custos de operação. Acresce o facto de o DAB nunca ter despertado interesse das rádios nacionais privadas, pelo que o Bloco 12B emite a Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP África e RDP Internacional.

A rádio pública alega que as três rádios nacionais disponíveis em modo digital são escutadas também em FM, pelo que os ouvintes não ficarão privados de sintonizar a Antena 1, Antena 2 e Antena 3.

2 comentários:

Anónimo disse...

Resta-nos a esperança que o DAB seja reativado em Portugal. Será necessário realizar uma campanha de promoção da opção pelo DAB, tendo a noção de que os recetores baixaram de preço. Aos responsáveis da RTP torna-se necessário reavaliar a situação que conduziu ao desligamento do DAB.

Rui Cleto disse...

Torna-se importante que a ANACOM, ou mesmo a própria RTP que detém uma rede em DAB, incentive ou organize um workshop para se reavaliar a reativação da rede existente (evoluindo para DAB+, tal como os restantes países europeus estão a realizar). Portugal está já a ficar atrasado na implementação desta fiável tecnologia. Relevo que o número de estações emissoras poderia aumentar consideravelmente, já que o FM está saturado e com constantes interferências em vários pontos do nosso país.