sábado, julho 16, 2011

Quando uma desgraça não vem só...

A Holanda depara-se com uma situação verdadeiramente incrível e inédita: 80 % do território do país não recebe, neste momento, sinais de rádio FM e de televisão dos operadores públicos. Este pequeno país teve ontem (15 de Julho de 2011) dois graves incêndios na rede de emissores da rádio e da televisão públicas. O mais espectacular, que resultou na queda de parte da torre de Zendstation Smilde, obrigou ao corte das emissões a partir desta estrutura. O vídeo da queda da torre, colocado no YouTube, revela bem a dimensão da tragédia:



Como uma desgraça não vem só,  a torre de Gerbrandy, próxima da torre de Lopik (Onda Média), sofreu um pequeno incêndio. Por precaução, as emissões desta torre também foram desactivadas.

Estas duas situações impedem a cobertura radiofónica e televisiva terrestre dos canais públicos em  grande parte do país. Para já, a Radio 1 holandesa (o equivalente à nossa Antena 1) passou a ocupar os 747 kHz 400 kW do emissor de Zeewolde (Flevoland), que normalmente opera a Radio 5. Com esta alteração temporária, o operador público procura assegurar a recepção através da transmissão da principal rádio pública em Onda Média. Além disso, a rádio pública holandesa recorre a emissores de reserva, bem como alguns emissores instalados temporariamente noutros locais, de forma a minimizar os problemas de recepção.

Sem comentários: