terça-feira, outubro 29, 2013

Média Capital Rádios: M80 em Valongo, Smooth FM em Santarém e Vodafone FM na Moita e em Cantanhede

As recentes deliberações publicadas no sítio Internet da ERC auguram um conjunto de mudanças significativas na oferta de rádios da MCR: A segunda rádio mais importante para o operador, a M80 Rádio, passará a ser transmitida nos 105,8 MHz Valongo, substituindo a Star FM.

Entretanto, esta última (Star FM) perderá também os 103,0 Cantanhede e os 97,7 MHz Santarém, frequências que serão ocupadas pela Vodafone FM e pela Smooth FM, respectivamente. A Best Rock FM também perderá a sua única frequência actual (101,1 MHz Moita) para a Vodafone FM.

Com estas alterações, às quais se soma a já anunciada neste blogue mudança da Smooth FM para os 96,6 MHz Lisboa, a Star FM perderá grande parte das suas frequências, se não desaparecer do mercado português; a Best Rock FM está claramente condenada à extinção. Já a Vodafone FM reforça a sua cobertura não apenas na Grande Lisboa como também na região centro (Coimbra). Outra beneficiada será seguramente a Smooth FM, que não só melhora significativamente a cobertura em Lisboa, como também ganha a capital ribatejana. Consequentemente, as redes de emissores das rádios da MCR passarão a ser constituídas pelas seguintes frequências:

- Rádio Comercial - Rede nacional de emissores

- M80 Rádio - Rede regional sul (104,3 MHz Lisboa; 96,4 Montejunto;  107,5 Grândola; 107,1 Fóia (Serra de Monchique);  106,4 Mendro; 106,1 Faro; 106,7 MHz Portalegre) +  rádios locais associadas: 105,8 MHz Valongo; 103,8 MHz Fafe (distrito de Braga); 94,4 MHz Aveiro; 95,6 MHz Penalva do Castelo (com emissor em Viseu), 98,4 MHz Coimbra, 93,0 MHz Leiria, 89,2 / 90,0 Bragança, 93,1 MHz Mogadouro (distrito de Bragança), 97,4 MHz Vila Real

- Smooth FM - 96,6 MHz Lisboa; 92,8 MHz Figueiró dos Vinhos; 89,5 Matosinhos; 97,7 MHz Santarém

- Vodafone FM - 107,2 MHz Amadora; 101,1 Moita; 94,3 Maia; 103,0 MHz Cantanhede (distrito de Coimbra)

Frequências por apurar : 90,0 MHz Porto; 103,0 MHz Barreiro (porventura estas duas para a Star FM ou eventualmente para um projecto a ser lançado pela MCR); 96,8 MHz Sabugal; 104,4 MHz Manteigas (as duas últimas no distrito da Guarda).

----------------
Actualização às 23h34: A Smooth FM já emite nos 97,7 MHz Santarém, segundo o João S. no grupo Yahoo! do "Mundo da Rádio". Refira-se que a M80 Rádio mudou de tipologia, de rádio generalista para temática musical, passando a maioria das frequências, à excepção de Valongo, Penalva do Castelo, Bragança e Mogadouro (RBA Rádio) a transmitir 24 horas por dia a emissão nacional da rádio. A avaliar pelas declarações do colaborador Ricardo Ramalho no grupo Yahoo!, parece que as frequências de Manteigas e Sabugal estão também em vias de migrar para a M80.

Actualização (30/10): Por lapso, não incluí a frequência 97,4 MHz Vila Real na lista de emissores da M80. Obrigado, Ricardo, pelo alerta.

Actualização 3/11/2013: Correcção do título do artigo (com efeito, os 103,0 Cantanhede (já) emitem a Vodafone FM. Obrigado,  "TMG"  não apenas pela rectificação mas,  sobretudo pela informação que a Smooth FM manter-se-á na frequência do Barreiro (103,0) e a M80 continuará a servir a cidade invicta nos 90,0 MHz. Face a este cenário, a rádio de jazz, blues e soul cobrirá a Grande Lisboa em duas frequências: 96,6 e 103,0 MHz. Já a M80, estará em condições de ser escutada de forma excelente no Grande Porto, através dos 90,0 e dos 105,8 MHz.

7 comentários:

Unknown disse...

Eu penso que os 90.0 do Porto se mantêm na M80, e as de Sabugal e Manteigas reforçam a M80. Pelo menos foi a sensação com que fiquei ao ler as deliberações (por alto) no site da ERC.

Ricardo André Ramalho disse...

Nota que falta a menção aos 97.4 de Vila Real,que fica na situação dos 95.6 de Penalva do Castelo.
Quanto a Manteigas e Sabugal,as mesmas passarão a M80.
Não houve ainda deliberação,mas nas mesma,conta-se que foi feito um pedido no sentido de tal,bem como ter Vila Real,Penalva,Manteigas e Sabugal como temáticas,mesmo tendo emissão local.
Para concluir,com isto tudo,abre-se espaço a uma frequência da Smooth Fm que,pelos zuns zuns que já ouvi,e sem querer especular,pode vir a ser a Rádio Mangualde.

Ricardo André disse...

E acho que também Coimbra e Porto

AAlmeida disse...

A SmoothFM devia ser transmitida em 104,4 MHz, pois iria abranger uma grande parte da zona centro (incluindo a região de Viseu). De notar que a antena de transmissão do emissor de Manteigas está situada a aproximadamente 1600 metros de altitude. Embora a potência seja fraca (0,5 KW), tem a grande vantagem da excelente situação geográfica da torre de transmissão. Tenho sintonizado a StarFM Manteigas, através de auto rádio e consegue-se ouvir em toda a cidade de Viseu e arredores em perfeitas condições. Por isso, acho que era uma boa maneira de reforçar a cobertura da Smooth FM numa vasta região. Quanto à M80, já tem uma boa cobertura através da frequência em 95,6 MHz e será alargada pelo emissor de Sabugal (região da Guarda).

Anónimo disse...

Star FM ainda emite em Lisboa nos 96.6 (no dia 3/12/13 às 15:50, ou seja, à hora de publicação deste comentário), mas como se verificaram as mudanças de frequencia no norte, é provável que a mudança em Lisboa seja feita até ao final da semana ou até no dia de amanhã!!

Anónimo disse...

Smooth FM nos 96.6 em Lisboa!! Mas não influencia nada no meu caso pois ouço bastante melhor a Smooth FM nos 103.0!!!

Ricardo André disse...

Caro AAlmeida,ontem fui à Guarda e constatei algumas coisas,no que à cobertura da M80 Sabugal e M80 Manteigas diz respeito.
Começando por Sabugal,só mesmo perto da saída da A25 para a cidade da Guarda se começa a fazer-se ouvir bem (comutando muitas vezes o auto-rádio,com as de Bragança e Vila Real). E,dentro da cidade da Guarda (isto de carro),à entrada da cidade apanha-se mais ou menos,tem algumas interferências em zonas baixas (por exemplo,na zona do Lidl da Guarda ouve-se muito mal a M80).
Só à medida que nos aproximamos mais do centro da cidade (parte alta da cidade),é que se começa a fazer-se ouvir bem os 96.8 (isto de carro,gostava de saber como é a cobertura em interior de edificios).
Já Manteigas,somente nas zonas altas,no centro da cidade,e mesmo assim muito má cobertura.
Manteigas,atrevo-me a dizer que é um emissor que serve,basicamente,para cobrir a vila de Manteigas e ajudar em certas zonas do distrito de Coimbra/Viseu,como por exemplo Tábua,Nelas,Carregal do Sal,Mangualde,ou seja,trabalha muito em conjunto com os 95.6.
Em Fornos de Algodres,por exemplo ouve-se bem os 104.4.
Em Celorico da Beira não se ouve tão bem.
Enquanto que os 96.8 são mais aconselháveis para a Guarda,Manteigas é um emissor,que serve para complementar.
Aliás,serve melhor o distrito de Viseu que o da Guarda,pois Gouveia e Seia,ao contrário do que se pensa,são zonas sombras deste emissor.
Curioso ou não,as rádios públicas com emissor em Manteigas,em Mangualde não se fazem ouvir...