quinta-feira, abril 11, 2013

r/com desliga temporariamente alguns dos emissores de Onda Média da Rádio Sim

Segundo o utilizador "TMG" do grupo Yahoo! "Mundo da Rádio", profissional da emissora católica portuguesa, a administração do grupo r/com, enfrentando uma forte diminuição das receitas publicitárias, decidiu desligar provisoriamente os emissores de Évora (927 kHz), Valongo (1251), Vila Verde (Braga- 576 kHz) e Viseu (1251 kHz), da Rádio Sim. A mesma fonte revela que está em estudo a eventual suspensão também dos 963 kHz Seixal. Esta opção visa, evidentemente, uma redução da pesada factura de electricidade que o grupo enfrenta, mercê dos consumos elevados aos quais não são alheios os emissores OM.
A escolha dos emissores afectados prende-se com a existência de alternativas de escuta da Rádio Sim em VHF-FM nas regiões em causa: 97,5 MHz Portel (Évora), 100,8 MHz Maia (Grande Porto), 106,4 MHz Viseu e 102,2 MHz Palmela. Os restantes emissores que constituem a rede em Onda Média da Rádio Sim continuarão activos. De referir que o emissor de Muge (594 kHz) está a operar com apenas 1 kW através do emissor de reserva (também por contenção de despesa).
Para já, não existe uma data para a reactivação dos emissores visados, sendo certo que a suspensão estará em vigor durante vários meses. A avaliação do processo incluirá uma análise da viabilidade da implementação do sistema DRM (Digital Radio Mondiale) nas rádios europeias e, em particular, em Portugal.
Esperemos que seja apenas um contratempo na longa história de 76 anos da Rádio Renascença e não o princípio do fim da Onda Média da emissora católica portuguesa...
Nota de redacção: por lapso, não incluí originalmente no artigo os 576 kHz Braga (em rigor, Vila Verde). Agradeço desde já ao "TMG" pela chamada de atenção.

sábado, abril 06, 2013

Rádio Renascença "regressa" a Viseu (103,6 MHz)

Depois de longos meses com direito a transmissão simultânea nos 103,6 e nos 106,4 MHz Viseu, a Rádio Sim passa a emitir apenas nos 106,4, cedendo a outra frequência à Renascença. Assim, e segundo informações de ouvintes num tópico do Fórum "Ondas da Rádio", a RR passou a transmitir nos 103,6, com direito a transmissão de RDS.

Esta alteração permite a melhoria significativa da cobertura da RR na cidade de Viriato, já que os 106,0 Lousã e os 93,8 MHz Pico da Pena (Vouzela) não servem adequado a região.