sábado, dezembro 20, 2014

Rádio Comercial em Elvas (emissor de Vila Boim - 105,9 MHz): problema finalmente resolvido!

Após algum tempo a ser interferido por uma emissão da Rádio Nacional de Espanha (RNE), emissora pública do país vizinho, nomeadamente a Rádio 5 a partir de Badajoz (La Luneta) nos 106,0 MHz, o sinal da Rádio Comercial nos 105,9 MHz já chega em condições à cidade de Elvas.

Na sequência de negociações entre a ANACOM e a congénere espanhola, Minetur (Ministerio de Industria, Energía y Turismo), esta última (o regulador espanhol) obrigou a rádio pública de nuestros hermanos a mudar a frequência da Rádio 5 dos 106,0 para os 99,5 MHz. Com esta alteração, o novo emissor em fase de testes da  Rádio Comercial em Vila Boim beneficia não apenas o concelho de Elvas, como também alguns concelhos próximos como Campo Maior, Borba e Vila Viçosa, além de, em  princípio, escutar-se razoavelmente em Badajoz e outras localidades da Extremadura espanhola.

De facto, e conforme o esclarecimento da ANACOM anteriormente mencionado no blogue, a frequência 105,9 MHz foi  atribuída a Portugal no plano de Genebra de 1984, acordo internacional de gestão do espectro radioeléctrico na faixa VHF-FM (87,5~108 MHz), pelo que a ANACOM tem legitimidade para atribuir esta frequência a um operador português. Uma vez que a Espanha estava a utilizar uma frequência adjacente (106,0) a partir de uma localização próxima da fronteira, a RNE teve de mudar para uma frequência livre (99,5 MHz) que não afecta nenhum emissor português perto da fronteira. Portugal e Espanha podem utilizar quaisquer frequências acordadas internacionalmente, dentro do seu território, na condição de não prejudicar as emissões do país vizinho dentro do seu território. Aliás, no caso da Espanha, o mesmo aplicar-se-á mutuamente com Marrocos, Argélia, Andorra e França.

Sem comentários: