quinta-feira, abril 23, 2015

Antena 3 chega ao Grupo Ocidental açoriano (Flores e Corvo)

A Antena 3 chega agora também às ilhas das Flores e do Corvo, nos Açores. Graças à entrada em funcionamento de um emissor no Monte das Cruzes (Flores), a operar nos 102,0 MHz, as duas ilhas do Grupo Ocidental deixam de ser as únicas que não tinham direito a sintonizar a estação jovem da RTP.

Com este investimento por parte do operador público, parte significativa do concelho de Santa Cruz das Flores, bem como a ilha do Corvo, encontram-se em condições de sintonizar a Antena 3.

terça-feira, abril 21, 2015

DAB/DAB+: o futuro da rádio?

Na sequência do anúncio do agendamento do switch-off das emissões VHF-FM na Noruega em 2017, que correu o mundo, importa aproveitar a ocasião para lançar uma reflexão sobre a rádio digital e, em particular, o DAB.

Declaração de interesses: nunca tive a oportunidade de escutar uma emissão DAB, nem tão-pouco dispus alguma vez de um receptor digital. Sou, todavia, a favor da rádio digital e das verdadeiras inovações que esta pode trazer para o ouvinte. E emprego a expressão "verdadeiras inovações" porque nem tudo o que foi prometido está a ser, na prática, oferecido. Neste contexto, importa analisar a actualidade da rádio digital na Europa e no mundo.

Sendo a Noruega o país ou um dos países mais avançados na cobertura e na oferta digital, a vizinha Suécia emite vários serviços, servindo 35% da população. Curiosamente, a Finlândia teve alguns testes, mas decidiu-se por desactivar as emissões DAB.

Um pouco mais a Sul, a Dinamarca é dos poucos países onde o DAB/DAB+ também tem apresentado resultados razoáveis. Outros países com uma oferta interessante no DAB são a Alemanha e a Suíça.

Todavia, vale a pena destacar o Reino Unido, pela sua larga oferta no DAB. Aliás, diria que a oferta é demasiada para o espectro disponível, já que obriga as rádios a apresentarem uma qualidade de som que deixa a desejar. Para melhor elucidar o leitor, podemos dizer que uma emissão em MPEG-2 (formato adoptado no DAB) a 192 kbps é mais ou menos equivalente, em termos de qualidade sonora, a um ficheiro MP3 a 128 kbps. Pois bem, existem rádios britânicas que operam no DAB ao impressionante bitrate de 64 kbps em MP2, obviamente. Note-se que o MP2 (MPEG-2) é um codec menos eficiente que o conhecido MP3, pelo que 64 kbps no DAB podem ser semelhantes ou até pior que 48 kbps em MP3. E como se não bastasse o bitrate ridículo, muitas rádios apresentam a inovação (ironia) da... monofonia. Porque emitir em estéreo ocupa mais "espaço" no ensemble, isto é. o canal.

Fazendo uma analogia relativamente pobre, imaginemos que um ensemble DAB é um autocarro onde se sentam os passageiros (estações de rádio). Suponhamos agora (cenário absurdo na vida real, mas que tem de ser utilizado neste caso) que não há uma lotação fixa, podendo o veículo comportar, digamos, de 10 passageiros (se forem relativamente gordos) até 20 (se forem pessoas muito magras). Existem duas possibilidades: transportar menos gente mas com maior estatura física (menos estações mas maior bitrate), ou obrigar os passageiros a perderem peso para que caibam todos no autocarro (mais rádios , com bitrates mais baixos e, eventualmente, som mono).

Pois bem, os operadores britânicos optam por ter muitas estações de rádio; no caso da BBC, a Radio 3 utiliza um bitrate de 160 a 190 kbps. As Radio 1, Radio 2, Radio 6 Music e a Radio 1 Xtra operam a 128 kbps estéreo. Todavia, as restantes rádios públicas no mesmo ensemble utilizam bitrates de 64 a 128 kbps... com som mono! Um cenário equivalente ocorre nas emissoras nacionais privadas. Em suma, as rádios britânicas apresentam uma qualidade de som no DAB que atinge o limiar do minimamente aceitável. Ironicamente, por cá em Portugal e por todo o mundo, alguns detractores da Onda Média apresentam o argumento do DAB para defender o fim da faixa e a melhoria da qualidade de som... Qualidade de som à parte, o Reino Unido é também dos escassos países com uma grande oferta de rádios e cobertura radioléctrica em DAB. Saliente-se o facto de o DAB já ser um sistema ultrapassado pelo DAB+, tecnologia que actualiza a rádio digital com um codec mais eficiente, além de outros melhoramentos.

Constrastando com os casos de aparente sucesso do DAB descritos, outros países europeus desactivaram ou reduziram drasticamente o serviço. É o caso de Portugal, Espanha (cobertura apenas de Madrid e Barcelona), Grécia (também desactivou) e Mónaco. Outros países como a França e a Itália têm alguns serviços DAB/DAB+ em fase de testes.

Fora da Europa, existe DAB/ DAB+ na Austrália, Indonésia, Hong Kong, entre muitos outros países que efectuam testes e/ou já dispõem de emissões regulares digitais.

Saliente-se que o DAB(+) não é o único sistema presente no mundo, havendo também o DRM, DMB e HD Radio. Este último (HD Radio) é essencialmente utilizado no continente americano.

A rádio digital é o futuro? Sim, mas cá estaremos para acompanhar a evolução da tecnologia e da rádio no contexto desta nova tendência europeia e até mundial.



segunda-feira, abril 20, 2015

Noruega pretende efectuar o "switch-off" das emissões VHF-FM em 2017

A Noruega pretende migrar completamente a escuta de rádio para a tecnologia digital DAB. O Ministério da Cultura do país nórdico do bacalhau e petróleo anunciou o fim das emissões VHF-FM das rádios públicas e privadas norueguesas dentro de dois anos, em 2017.

Registe-se o facto de a NRK, operador público norueguês, assegurar uma cobertura DAB superior à oferecida em VHF-FM, servindo mais de 99,5% da população. As últimas estatísticas apontam para que 56% dos ouvintes escutem diariamente via DAB. Neste contexto, os diversos actores no mercado da radiodifusão, bem como as entidades oficiais norueguesas, querem que o país seja o primeiro do mundo a abandonar a rádio analógica a favor da tecnologia digital.

Diria que é fácil falar quando se está num país riquíssimo,  onde se tem uma rádio pública como a NRK disposta a injectar uns milhões de coroas em emissores DAB e em estruturas de emissão preparadas para a rádio digital, que opera desde 1995. Sejamos claros: não obstante o menor custo final da energia para alimentar a rede de emissores, montar uma rede DAB não é fácil, nem é nada barato. Recorde-se que, por cá, em Portugal, a RDP/RTP investiu 11,5 milhões de euros no DAB, assegurando uma cobertura de cerca de 70% da população. Ainda assim, segundo relatos da elite de ouvintes que tinham receptores DAB, a qualidade da cobertura do sinal estava algo longe do ideal. Quando a RTP teve de efectuar cortes, desistiu do brinquedo caro e pouco útil, salvo para alguns (raros) entusiastas e audiófilos. Reactivar? Talvez... no dia em que o Sr. Juncker decidir-se por oferecer uns tantos milhões de euros vindos de Bruxelas para modernizar a rádio europeia.

sexta-feira, abril 17, 2015

Radio France: o fim da greve...

A maior greve de sempre na Radio France chegou ao fim. O operador público francês pretende efectuar um corte histórico na despesa, que inclui um conjunto de medidas como o despedimento de trabalhadores, o fim de alguns programas locais na France Bleu, o redimensionamento das duas orquestras da emissora; não menos importante, o fim das emissões na Onda Média, Onda Curta e, eventualmente, do histórico emissor da France Inter em Allouis (Onda Longa - 162 kHz).

Perante estes planos, os trabalhadores da rádio pública responderam com uma greve inédita de 28 dias, onde as diversas emissões da Radio France estavam limitadas a "playlists" musicais, intercaladas por escassos serviços noticiosos. Ao fim de quase um mês de paralisação, a
Maison de la Radio regressa à quase normalidade.