sexta-feira, junho 19, 2015

Onda Média da Antena 1: depois das boas notícias, vêm as más...

Depois da boa notícia da reactivação do emissor MF/OM de Valença, eis que surge uma má notícia respeitante à rede de emissores em Onda Média da Antena 1.

Confirma-se que o emissor de Chaves (630 kHz 2 kW) se encontra desligado desde Agosto de 2014, altura em que o centro emissor de Santo Estêvão foi assaltado, tendo os larápios, não contentes com a subtracção de uma bela quantidade de cobre, levado outros componentes essenciais para a operação do emissor. Alegadamente, a rádio pública considera que o prejuízo é de tal forma elevado que não se justifica a reparação do equipamento - situação - acrescentaria eu - à qual não será porventura alheia a potência do emissor, de apenas 2 kW. Assim, a RTP assume o emissor flaviense como definitivamente desligado.

Neste contexto, resta aos ouvintes transmontanos sintonizar a Antena 1 nos 666 kHz Vila Real ou 720 kHz Mirandela, além, obviamente, de poderem recorrer ao sinal VHF-FM, mormente nos 94,9 MHz Picoto do Minhéu.


quinta-feira, junho 11, 2015

RTP reactiva emissor de Onda Média da Antena 1 em Valença (666 kHz)!

Boas notícias para os ouvintes da Antena 1 no Alto Minho: depois de vários anos sem Onda Média na região, na sequência de avaria irreparável do emissor de Valença (666 kHz 10 kW), parece que o operador de serviço público encontrou uma solução (muito provavelmente recorrendo a outro emissor) para reactivar a frequência.

Com esta excelente iniciativa por parte dos serviços técnicos da rádio pública, as populações minhotas re(encontram) uma alternativa viável para a escuta da estação que "liga Portugal", mormente em zonas de sombra do emissor VHF-FM de Valença (Monte de Faro). De facto, a orografia da região, particularmente acidentada, não ajuda a uma boa propagação dos sinais VHF-FM; ainda que a RTP tenha instalado algumas microcoberturas, nomeadamente em Moledo, Paredes de Coura e Rendufe (concelho de Ponte de Lima), continuam a existir zonas onde nenhum dos dois emissores principais VHF-FM que servem a região (Valença e Muro) oferece uma qualidade de recepção adequada, motivo suficiente para a manutenção do emissor de Onda Média em Cristelo Covo. Acrescente-se, naturalmente, a ocorrência  pontual de desdobramento da emissão OM da Antena 1 para relatos desportivos, áudio-descrição de programas de televisão, entre outros, aos quais os minhotos não podiam aceder, salvo recurso à Internet.