sexta-feira, maio 13, 2016

13 de Maio de 2016: um dia histórico para a Rádio Renascença!

A emissora católica portuguesa vive hoje um dia verdadeiramente histórico: foi hoje oficialmente inaugurada a nova sede da r/com, na Quinta do Bom Pastor, situada na Buraca. Esta quinta antiga, datada do século XVIII, que outrora serviu como retiro religioso, foi remodelada de forma a acolher não só os estúdios da Rádio Renascença, RFM, Mega Hits e Rádio Sim, como igualmente a Genius y Meios, a Intervoz e o Clube Renascença.

A cerimónia de inauguração não se limitou à comparência das mais altas individualidades da Igreja Católica em Portugal, tendo sido concedida à Renascença a honra de receber uma representação do Estado ao mais alto nível. O presidente da República, professor Marcelo Rebelo de Sousa descerrou, conjuntamente com o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, a lápide comemorativa do evento. Outras proeminentes figuras do Estado e da política presentes no acto incluem o primeiro-ministro António Costa, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, o deputado e líder do PPD-PSD Pedro Passos Coelho, a líder centrista Assunção Cristas, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, entre outras personalidades.

Como afirmou o presidente da república, «(...) São milhões de portugueses ao longo de quase 80 anos a agradecer à Rádio Renascença”». Com efeito, a Renascença marcou e continua a marcar a  vida de gerações de portugueses. "Da Simplesmente Maria" ao mítico "Despertar", ao "Jogo da Mala", à "Bola Branca"... Da polémica "Guerra dos Mundos"de Matos Maia à "Grândola, Vila Morena" passada na madrugada do dia 25 de Abril de 1974, sem esquecer o Terço diário das 18h30, a excelente Informação e os debates não deixa de ser verdade que a estação que se mantém fiel à sua identidade há quase oito décadas, consegue reunir um invulgar consenso social e político quanto ao seu papel no país católico, mas também na sociedade portuguesa.

Despedindo-se de décadas de história na Rua Capelo e posteriormente também na Rua Ivens, vale a pena registar o "último dia da Renascença no Chiado em imagens e sons".

Face a esta nova etapa na longa vida da "Erre Erre", não termino sem deixar os votos de boa sorte e felicidades para a rádio e todos os profissionais das quatro estações e demais estruturas da r/com. Que a nova casa seja o início de um novo futuro de sucesso!

Sem comentários: