domingo, janeiro 01, 2017

Onda Longa: "Au revoir", France Inter (162 kHz LW Allouis)



Há passagens de ano na rádio muito tristes. Quando um dos mais antigos emissores de rádio da Europa fica em portadora, nos 162 kHz, à espera que alguém carregue no interruptor da energia, fica-se a pensar na recordação de uma terra francesa que mal aparece no mapa porém aparecia nalguns receptores de rádio, chamada Allouis, onde até 2017 havia um centro emissor de Onda Longa. Passadas umas horas, o som da estática ocupa o lugar dessa triste portadora, fechando um longo capítulo da história da radiodifusão na Europa. Voltando a Allouis, ao contrário do que contam os livros do Astérix, esta aldeia gaulesa não resiste ao maior inimigo. Neste caso, o das rádios em AM: a pressão das emissoras, inclusivamente públicas, para reduzir custos. Au revoir, France Inter sur Grandes Ondes.

1 comentário:

Unknown disse...

Pois é pena. Poderiam pelo menos, transmitir de vez em quando para a gente não pensar que as rádios estão avariados. O mesmo acontece com a Onda Média em Portugal.
bem temos as rádios estrangeiras pela Internet mas, não é a mesma coisa. A menos que se queira controlar demasiado as emissões.

Deixo uma sugestão com pessoa que gosta de rádio. Porque não deixar ocupar parte destas frequências vazias por amadores idóneos para uso em pequenas rádios comunitárias ou locais , com ou sem licença, de uso fácil, uma vez que as fx estão a ficar vazias e há muitos receptores domésticos.....ou vamos deixar isto para os fornos de inducção, aplicações industriais e ????