domingo, maio 14, 2017

Portugal ganha Eurovisão! "Amar pelos dois"... amar por 11 milhões





Se um dia alguém 
Perguntar por mim 
Diz que vivi 
Para te amar 

Antes de ti 
Só existi 
Cansado e sem nada p’ra dar 

Meu bem 
Ouve as minhas preces 
Peço que regresses 
Que me voltes a querer 

Eu sei 
Que não se ama sozinho 
Talvez devagarinho 
Possas voltar a aprender 

Se o teu coração 
Não quiser ceder 
Não sentir paixão 
Não quiser sofrer 

Sem fazer planos 
Do que virá depois 
O meu coração 
Pode amar pelos dois 

Luísa Sobral


Não obstante tratar-se de um formato televisivo, jamais seria justo, para este blogue, ignorar o maior feito alguma vez alcançado pela música portuguesa: vencer o Festival Eurovisão da Canção.

Apesar de não ter cobertura por parte de nenhuma rádio portuguesa, o Festival em Kiev não passou ao lado dos espaços informativos das rádios, em especial da Antena 1.

Num Festival marcado pelo excesso de música pop comercial cantada maioritariamente em inglês, descaracterizando as culturas e as línguas que definem os países participantes, Portugal foi claramente a honrosa excepção, apresentando um tema entre o pop e o jazz, cantado na língua materna, com a originalidade da interpretação única do Salvador Sobral e, sobretudo, contagiando jurados e telespectadores. Diria que o discurso do cantor português depois da vitória foi a maior "bofetada" que Salvador Sobral podia dar a grande parte dos adversários: "Vivemos num mundo de música descartável, de música 'fast-food' sem qualquer conteúdo. Isto pode ser uma vitória da música, das pessoas que fazem música que de facto significa alguma coisa. A música não é fogo-de-artifício, é sentimento. Vamos tentar mudar isto. É altura de trazer a música de volta, que é o que verdadeiramente interessa",

Fez-se história na música portuguesa. O tema "Amar pelos dois" passa na rádio não só em Portugal, como na Islândia e até na Austrália. Não havendo estatísticas até ao momento sobre as rádios, menciono a realidade do "Spotify". Neste conhecido serviço de música por "streaming", a canção "Amar pelos dois" já chegou a número 1 do "top 50" em Portugal. E está no 11º lugar das 50 mais tocadas na Islândia. Mais um bom prenúncio: o tema escrito pela irmã Luísa para o Salvador já está no número 5 das 50 músicas virais no mundo.

Aos profissionais da rádio que se encontram a ler esta publicação, lanço o repto: passem o "Amar pelos dois" nas rádios, em comemoração da vitória do Salvador Sobral na Eurovisão. Vamos celebrar a música portuguesa! Viva Salvador Sobral! Viva Portugal!

Sem comentários: