sexta-feira, abril 26, 2019

Antena 3 celebra 25 anos de vida

A Antena 3 comemora hoje o 25° aniversário, com direito a uma emissão especial que decorreu em directo da estação do Cais do Sodré, em Lisboa.

O meu desejo para o futuro da 3? Que a rádio pública saiba aproveitar os seus recursos para lançar programas de autor e iniciativas da Antena 3 que aproxime a rádio dos ouvintes. Em particular, seria bom que a Antena 3 "entrasse" nas universidades, nas escolas (para os ouvintes mais jovens), nas instituições culturais e artísticas, nas instituições científicas, e até nas empresas criativas, nos clubes desportivos etc. Resumindo, mais do que se ter pouco mais do que apenas a "Prova Oral", ter-se programas que mostrassem o melhor que os jovens do nosso Portugal fazem. Valia a pena mostrar aos ouvintes que uma rádio não deve ser só música. Por maioria de razão, uma rádio jovem de serviço público deve ir de encontro a outros interesses dos ouvintes. E por que não na 3 um programa de divulgação científica (matemática, astronomia etc.) feita para leigos, numa linguagem acessível? Podia dar outros exemplos, todavia insisto que uma estação como a Antena 3, que mantém valores de audiência que deveriam exigir uma reflexão dentro da RTP, merecia outra dinâmica na programação.

Em todo o caso, quero agradecer a todos os profissionais que trabalham (ou trabalharam) na 3, o trabalho desenvolvido em prol do serviço público. Não obstante as minhas considerações anteriores, creio que a Antena 3 continua a destacar-se pelas escolhas musicais alternativas (claro que nem sempre as melhores) e por alguns programas que vale a pena escutar.

Sem comentários: