quarta-feira, dezembro 25, 2019

183 kHz: "Au revoir, Europe 1 sur Grandes Ondes"

Confirma-se o que já se temia há algum tempo: a "Europe 1", estação de rádio privada francesa cujo centro emissor de Onda Longa (183 kHz) em Felsberg-Berus se situa, curiosamente, na Alemanha, vai encerrar um dos últimos colossos da rádio nesta faixa de frequências. Assim, o sinal dos 183 kHz será, infelizmente, desligado no próximo dia 31. Assim, a estação vai passar a ser ouvida na França através da rede quase nacional em FM e das transmissões via satélite e Internet. A "Europe 1" deverá estar brevemente disponível também na rádio digital DAB+.

Depois do último bastião da Onda Longa da NRK norueguesa ter sido encerrado há pouco tempo, depois de se ver a Argélia e Marrocos desligarem os emissores OL, depois da Alemanha ter fechado de vez toda a rede OL e OM, depois da rádio pública francesa ter despromovido o histórico emissor de Allouis (162 kHz) a uma simples estação utilitária de transmissão do sinal horário, agora é a vez da Europe 1 seguir a política de "desligar a ficha" de um dos emissores de radiodifusão em modulação de amplitude na faixa de Onda Longa mais emblemáticos do Velho Continente; e assim, em tom de consternação, fecha-se, sem a glória de outros tempos, um capítulo na história da rádio na Europa...

2 comentários:

Pedro Miranda disse...

De facto é sempre uma pena perder mais uma estação em Onda Longa. No entanto a Argélia e Marrocos ainda têm emissores em onda longa: Algérie Chaine 3 (252 kHz) e Radio Mediterranée (171 kHz). Além dessas ainda temos a BBC 4 (198 kHz), a francesa RTL (234 kHz) e a Rádio Monte Carlo (216 kHz). São pelo menos aquelas que consigo escutar. A irlandesa RTE transmite também em 252 kHz, mas fica sob o poderoso sinal da Algérie chaine 3 na mesma frequência. Às vezes, como hoje, consigo ainda escutar em 207 kHz, bem lá no fundo, a Rás da Islândia. Cumprimentos!

Carlos disse...

RTL,FRANCE-INTER e RMC vão seguir o mesmo caminho da Europe 1 . Estes emissores custam muito caro no "entretien" !
Na Suiça já não existe OM (MW) e a partir de Janeiro 2020 claro, vai ter inicio a operação "Stop FM" até 31/12/2022 !!!
01/01/2023= unicamente DAB+ com os seus prós e contras !
Eu pergunto:
Se os emissores OM custam caro nos paises chamados ricos,porque razão Portugal se dá ao luxo de ter uma rede OM da Antena 1 por exemplo ?A rede FM não chega ?Enfim...é uma opinião claro.
Seja como for a evolução no futuro,Portugal terá que fazer o "salto" para o DAB+ nem que seja o ultimo da UE a "desligar" o FM !
Boas Festas ! :)