sábado, dezembro 14, 2019

Reuters Digital News Report 2019: portugueses ouvem "podcasts"

O último relatório "Reuters Digital News Report" a respeito da realidade dos media em Portugal deve servir como alerta para as rádios que insistem em continuar a ser meras "jukeboxes" totalmente automatizadas a debitarem música após música.

Se o documento aponta para o desinteresse, por parte de 31% dos consumidores de media online, na informação noticiosa publicada na Internet, Portugal é, paradoxalmente, o segundo país onde se mais confia nas notícias. Todavia, o dado mais surpreendente do relatório (e que deve preocupar as rádios) será a conclusão de que 34% dos entrevistados ouvem "podcasts". Um número expressivo, que representa uma fatia da população que gosta de ouvir conteúdos falados que sejam do interesse dos ouvintes. Provavelmente, muitos dos conteúdos mais ouvidos nem são realizados por estações de rádio - e aí reside o problema: na era do Spotify, Apple Music, YouTube e redes sociais, as rádios, mais do que nunca, devem inovar em conteúdos originais e apelativos; programas que sejam uma boa razão para que os ouvintes de podcast ouçam um programa de rádio disponibilizado em podcast, na emissão online ou até no FM. A sobrevivência do modelo de radiodifusão como o conhecemos depende de uma nova abordagem de comunicação: programas de divulgação cultural ou científica, programas de interacção com o ouvinte em que se debatam assuntos que interessem aos ouvintes (a "Prova Oral" da Antena 3 é um bom exemplo), programas de informação que tragam valor acrescentado e que não se limitem a ser meros noticiários alargados, entre outros exemplos. A rádio sobreviveu ao advento da televisão. A rádio adaptou-se à chegada da Internet. O que falta será encontrar ideias para programas que levem os consumidores dos podcasts a ouvirem o trabalho desenvolvido pelas estações de rádio. E se basta pouco mais do que um smartphone para se criar um podcast, as rádios, com os meios tecnológicos de que dispõem, podem fazer muito mais por quem quer ouvir conteúdos a caminho do emprego ou no final do dia. Este é, na minha óptica, o grande desafio que as rádios terão de enfrentar.

1 comentário:

Rui Cleto disse...

Independentemente do que foi dito pelo autor, cujo conteúdo concordo plenamente, julgo que a opção pela difusão em digital (DAB+) deverá também ser considerada (disponibiliza muitos outros conteúdos que não estão disponíveis no sistema RDS), em simultâneo com o FM, de modo a permitir uma adaptação tanto por parte das entidades emissoras como das recetoras.