quarta-feira, abril 01, 2020

Isolamento social leva portugueses a "sintonizar" via Internet uma rádio que emite do Pólo Norte!

Parece uma brincadeira do dia 1 de Abril mas é verdade: depois do Nuno Markl ter falado, no programa de Bruno Nogueira no Instagram chamado "Como é que o bicho mexe",  de uma estação de rádio que passa músicas antigas tocadas de discos de vinil e de goma-laca, sobretudo de jazz e de blues, eis que a "Arctic Outpost", a tal estação, que emite na Onda Média (1270 kHz) e na Internet, a partir de Longyearbyen, capital do arquipélago de Svalbard, pertencente à Noruega, ganhou mais de 40000 seguidores portugueses.

O crescimento súbido da audiência através da Internet levou a estação a esgotar a capacidade do servidor, tal foi a adesão dos portugueses a este projecto radiofónico. O responsável pela estação, Carl Lockwood, promete reforçar a capacidade dos servidores de "streaming".

Em tempos de "guerra" contra um vírus invisível, a rádio tem a magia de unir Portugal e o Pólo Norte, mesmo que seja via Internet. Não importa a língua nativa, não importa a cultura, não importa as ideias políticas, não importa as divergências desportivas: a rádio consegue unir povos em tempos de crise. Esta é, seguramente, a melhor prova da beleza da rádio.

4 comentários:

Gomezzz disse...

"(...) Comecei há uns dias a fazer emissões em directo no meu Instagram. Para manter a minha própria sanidade mental, para exercitar o improviso, para não me acomodar, e para alimentar a vontade de estar com outros. Para não ser bicho da conta.

Depois de tudo feito e arrumado, com a casa exausta de ver acontecer mais um dia, bebo um copo de vinho com amigos, à (difícil de suportar) distância possível neste momento. (...)"

O Bruno Nogueira começou por fazer uns directos online. Não é um programa. É um momento onde ele depois de um dia interior com 3 crianças em casa falava com adultos.

Se alguém ele lhe deu o nome, o Markl fez o desenho, uma animadora animou-o, o Dillaz fez um genérico.

Não foi só a radio Arctic Outpost a receber mais de 40 mil seguidores e ganhar diariamente cerca de 250 ouvintes online vindos de portugal, foi passar Mário Laginha cerca das 3h15. A magia da radio nos dias de hoje.

Rui Cleto disse...

Esta rádio já passou também Amália Rodrigues.

Luis Carvalho disse...

Obrigado ao Gomezzz e ao Rui Cleto pelas informações!

Rui Cleto disse...

Adiciono que passou também Carlos Bica - Azul é o Mar.
É interessante verificar que o locutor tem, face ao elevado número de ouvintes portugueses, preocupação em difundir música portuguesa.