segunda-feira, julho 26, 2021

Rádio Paradiz: muito provavelmente, a primeira rádio pirata em Portugal

Porque a rádio é feita de História e histórias, importa referir uma ou outra praticamente desconhecida mas que merece ser recordada.

Rádios piratas em Portugal. Se a primeira ideia que vem à mente da esmagadora maioria dos leitores deste artigo são as centenas de rádios livres que operavam de Norte a Sul de Portugal nos anos 80, e uma outra no final dos anos 70 (Rádio Imprevisto/Rádio Juventude), a verdade é que a primeira emissão pirata conhecida remonta ao final dos anos 50.

O livro "As rádios locais em Portugal - da génese ao online", da autoria de Luís Bonixe conta a história da Rádio Paradiz.

Ano de 1958. Em Pernes (distrito de Santarém), o jovem aprendiz de electrónica José Paradiz coloca no ar a "Rádio Paradiz". Feita por uma equipa de jovens com menos de 18 anos, a estação transmitiu de 1958 a 1962, altura em que foi encerrada pelas autoridades, o que obrigou a equipa a andar fugida durante uns tempos.

Não se sabe muito mais a respeito da estação, ainda que, contrariamente ao que o livro sugere, eu acredito que não tenha sido a única rádio pirata a funcionar durante o Estado Novo. Claro que à época as coisas tinham de ser feitas no maior sigilo, contudo acredito que possa ter havido pontualmente uma ou outra emissão pirata noutras zonas do país.

Voltando a 1958, e para melhor contextualizar, importa referir que o primeiro transístor, componente electrónico que revolucionou as décadas seguintes, foi apresentado em 1947; a nível nacional, o então Centro Emissor Ultramarino da Emissora Nacional (mais tarde o CEOC (Centro Emissor de Onda Curta), próximo de Canha e Pegões, foi inaugurado em 1954; no mesmo ano, os técnicos do Rádio Clube Português construíram o primeiro emissor de rádio en frequência modulada (FM) em Portugal. Muito provavelmente, o emissor da Rádio Paradiz foi construído com válvulas e outros componentes electrónicos da época; tudo artesanal e sem grandes meios. A estação resumia-se, quase de certeza, a um pequeno emissor de Onda Média, um ou dois microfones e talvez um gira-discos. Se alguém tiver conhecimento de algum pormenor adicional a respeito da Rádio Paradiz ou algum dado a respeito de outra estação pirata praticamente desconhecida, ficaria muito grato se me dessem a conhecer tal informação.

Para terminar, saliente-se que o mesmo José Paradiz foi um dos impulsionadores da Rádio Local de Pernes, criada em 1980. Ironicamente, se Pernes foi uma terra de liberdade radiofónica, a Rádio Pernes foi, infelizmente, vendida há poucos anos a uma seita religiosa que ocupa as duas frequências no concelho de Santarém a prometer milagres... Vale a pena ouvir a edição do dia 13 de Fevereiro de 2020 do "Código Postal" da Rádio Observador.

1 comentário:

Anónimo disse...

Lembro-me da "semi-legal" Rádio Clube de Alcácer do Sal, da pirata Maré Alta (nada a ver com a posterior) e da Rádio Revolução, esta no Verão Quente do PREC.
Tudo em Onda Média.