quarta-feira, agosto 04, 2021

RTP reactiva emissor de Onda Média da Antena 1 em Lamego (756 kHz)

Boa notícia para a Onda Média em Portugal. A RTP reactivou o emissor da Antena 1 em Lamego (756 kHz 2 kW).  Segundo  P. Pinto, o emissor da Nautel, instalado na Serra das Meadas e que serve a região central do Alto Douro (Lamego, Armamar, Peso da Régua, Sta. Marta de Penaguião, Mesão Frio e Sabrosa), esteve inoperacional por mais de 18 meses devido à avaria de um dos componentes.

De referir que os técnicos da rádio pública procederam nos últimos meses a trabalhos de melhoramento dos emissores de Onda Média em Miranda do Douro, Mirandela, Viseu, Guarda e Covilhã, depois de terem sido afectados por problemas técnicos. Inclusivamente, os técnicos da RTP desenvolveram um sistema único de telemetria para a rede de emissores OM.

Importa acrescentar que, apesar dos contrangimentos financeiros, a Direcção de Engenharia, Sistemas e Tecnologias  da RTP tem igualmente procedido à realização de intervenções técnicas em vários emissores de macrocobertura  (grande potência) constituintes das redes nacionais FM da Antena 1, Antena 2 e Antena 3, de Norte a Sul de Portugal, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores. Os trabalhos incluem a substituição progressiva de emissores por outros de última geração energeticamente mais eficientes, bem como a substituição e/ou reafectação de sistemas radiantes, além de outros aspectos técnicos (novos tripléxeres, geradores de estéreo, etc.).

Há que agradecer aos técnicos da Direcção de Engenharia, Sistemas e Tecnologias da rádio pública o esforço e dedicação, decerto que com sacrifício, em prol dos ouvintes da Antena 1, Antena 2, Antena 3 e RDP África. Os verdadeiros heróis da RTP aqueles que sobem e descem torres, montam e desmontam antenas de rádio. Figuras desconhecidas do público, que nunca os vê na televisão ou ouve a sua voz na rádio, mas que fazem os possíveis e os impossíveis para que os ouvintes possam sintonizar os vários canais da RTP-rádio.
Porque para que a rádio seja ouvida, é fundamental que os emissores funcionem. A título pessoal tenho a dizer: muito obrigado, RTP! Muito obrigado, senhores da Direcção de Engenharia da RTP pelo empenho, apesar do orçamento magro, em recuperar as redes de emissores condenadas ao desinvestimento por parte das sucessivas administrações da RTP. E, sobretudo, muito obrigado aos técnicos, quais valentes guerreiros, que trabalham ao calor e ao frio, nos dias de sol ou de chuva, por vezes até com neve, com saraiva e outros rigores do Inverno desagradáveis. Sem emissores, uma rádio não é uma rádio - os ouvintes que não possam ouvir via Internet, satélite ou através da "box" da TV (basta pensar num corte generalizado da energia eléctrica), dependem das ondas electromagnéticas irradiadas nas faixas de Onda Média ou de VHF-FM para acompanharem as notícias.

1 comentário:

CT1DCV disse...

Apreciei o elogio feito aos técnicos, dado reconhecer, também, o quanto são fundamentais na rádio. Nunca esquecer, que antes da fusão com a RTP, a rádio era lucrativa e tinha activa a Onda Curta.