quinta-feira, setembro 30, 2021

Emissores da RTP-rádio na Lousã operam através de um sistema radiante provisório

Confirma-se: a RTP está a utilizar um sistema radiante provisório na Serra da Lousã, que opera com potência reduzida,  por forma a manter em funcionamento das frequências da Antena 1, Antena 2 e Antena 3 enquanto procedem aos trabalhos de manutenção, que, como já referi numa publicação anterior, incluem a substituição dos elementos radiantes.

Ao que se sabe, a intervenção técnica na Lousã deverá demorar cerca de duas semanas (se as condições climatéricas o permitirem), pelo que as dificuldades de recepção das três estações sentidas nalgumas zonas da área de influência do centro emissor do Trevim deverão manter-se nos próximos dias.

Aos ouvintes afectados, recordo que a Antena 1 tem emissores em Coimbra (94,9 MHz) e Santarém (98,8 MHz), frequências que podem constituir uma alternativa de escuta confortável aos 87,9 MHz. No Ribatejo e Sul da Beira Litoral, é possível ouvir a Antena 1, a Antena 2 e a Antena 3 através das frequências do Montejunto (98,3, 88,7 e 105,2 MHz, respectivamente); na região de Leiria/Fátima, através das frequências da Maunça/ Batalha (98,7, 104,2 e 106,4 MHz). Para os ouvintes localizados no distrito de Aveiro, as melhores alternativas são as frequências do Atestal (Antena 1 - 106,7 e Antena 2 - 95,2 MHz) e, em especial a Norte de Aveiro, as do Monte da Virgem (Antena 1 - 96,7, Antena 2 - 92,5 e Antena 3 - 100,4 MHz).

Importa acrescentar que em grande parte da região Centro é possível escutar a Antena 1 também na Onda Média (630 kHz Montemor-o-Velho).

Não existe mundo ideal. Não é possível exigir que o operador público invista na manutenção da rede de emissores sem que os ouvintes tenham de aceitar alguns constrangimentos provisórios. Contudo, espero que esta intervenção no Trevim permita, dentro de alguns dias, às três "Antenas" fazerem-se ouvir melhor em toda a região coberta pelas frequências da Lousã.

1 comentário:

P. Pinto disse...

Já estão concluídos os trabalhos de substituição do sistema radiante e emissores do Centro Emissor da Lousã da RDP, com a entrada em funcionamento de novo "triplexer". A emissão nas três "Antenas" está assim em vias de normalização no decorrer desta tarde, procedendo-se a alguns ajustes nos equipamentos ainda durante esta sexta-feira.