Perante as notícias recentes a respeito do grupo RTP, tomo a liberdade de comentar duas situações que podem afectar o futuro próximo da rádio (e da televisão públicas):
- Guerra de poder: enquanto que a administração da RTP insiste na tese da não existência de motivos para a sua destituição, o Conselho Geral Independente alega a disparidade de dados relativos ao retorno financeiro da Liga dos Campeões. Enquanto uns e outros trocam argumentos a respeito da polémica da aquisição dos direitos de transmissão e a pretensão do CGI em demitir a administração da empresa, quem paga a instabilidade na RTP será o serviço público de rádio e televisão. Um operador de rádio e televisão só pode apresentar conteúdos de qualidade se existir um clima de colaboração entre todos os membros que o compõem. Esta guerra não vai beneficiar ninguém. Esperemos que não haja motivações políticas ocultas subjacentes à vontade da destituição da equipa liderada por Alberto da Ponte, por parte de quem criticava a governamentalização da RTP...
- 80 milhões de euros para as grelhas da RTP: Todavia, apesar do aumento do orçamento para cada canal, a rádio pública continua a ser a ovelha negra da família. Do bolo de 80 milhões, as rádios da RTP ficam com uma fatia de 2,4 milhões de euros, partilhada pela Antena 1 (1,3 milhões), Antena 2 (385000 €) e Antena 3 (350000 €), desconhecendo-se os valores específicos para a RDP África e RDP Internacional.É pena que a rádio seja vista como o parente pobre face à supremacia da televisão.
Blog do site "Mundo da Rádio". Os comentários aos acontecimentos ao universo da rádio. As últimas notícias da rádio em Portugal e no Mundo. Visite www.mundodaradio.com .
Mostrar mensagens com a etiqueta RDP Antena 3. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta RDP Antena 3. Mostrar todas as mensagens
terça-feira, dezembro 16, 2014
domingo, novembro 30, 2014
Antena 3: ajudar a combater a pobreza infantil "toca a Todos"
A Antena 3 prepara-se para lançar uma iniciativa de solidariedade inédita em Portugal. A partir da próxima quarta-feira, dia 3, até ao sábado dia 6 de Dezembro, a equipa da Antena 3 muda-se de armas e bagagens para o Terreiro do Paço em Lisboa, onde um estúdio "de vidro" estará montado,
Durante 72 horas, os animadores do terceiro canal da rádio pública portuguesa assegurarão uma emissão especial, com direito a concertos. O "Toca a Todos" é realizado em nome da solidariedade, no intuito de combater a pobreza infantil.
Sem dúvida uma excelente iniciativa da rádio pública, que presta um grande contributo para a sociedade. A ouvir na Antena 3 - e não deixe de contribuir para esta causa!
Durante 72 horas, os animadores do terceiro canal da rádio pública portuguesa assegurarão uma emissão especial, com direito a concertos. O "Toca a Todos" é realizado em nome da solidariedade, no intuito de combater a pobreza infantil.
Sem dúvida uma excelente iniciativa da rádio pública, que presta um grande contributo para a sociedade. A ouvir na Antena 3 - e não deixe de contribuir para esta causa!
quinta-feira, agosto 14, 2014
RDP Açores com novo centro emissor na ilha de São Miguel
A RTP-rádio instalou recentemente um novo centro emissor na ilha de São Miguel (Açores), concretamente na freguesia de Mosteiros (concelho de Ponta Delgada). A nova estrutura destina-se a reforçar o sinal dos três canais da rádio pública no Noroeste da ilha e opera a Antena 1 nos 95,1 MHz, Antena 2 nos 105,2 e a Antena 3 nos 107,0 MHz. Desconheço, para já, a potência de emissão das frequências referidas.
Adianto também que a Antena 3 tem também mais uma frequência nos Açores, a partir do emissor de Lajes do Pico (ilha do Pico): 98,6 MHz.
Adianto também que a Antena 3 tem também mais uma frequência nos Açores, a partir do emissor de Lajes do Pico (ilha do Pico): 98,6 MHz.
sábado, abril 26, 2014
Centenário da rádio em Portugal, 25 de Abril e Antena 3: três dias, três efemérides
Facto raro na história da Rádio em Portugal: comemora-se, em três dias consecutivos, três datas históricas da radiodifusão em Portugal.
Começando no dia 24 de Abril, comemorou-se o centenário do que é considerado o primeiro programa de rádio produzido em Portugal. No mesmo dia, mas em 1914, Fernando Cardelho de Medeiros realizou o primeiro programa de telefonia sem fios, recorrendo a um gramofone de campânula emprestado e um microfone.
Avançando um dia, mas em 1974, o 25 de Abril trouxe, entre outras conquistas, a liberdade de expressão e a verdadeira liberdade de programação nas rádios. A própria Revolução deve muito à existência da rádio. Como referência histórica, deixo a hiperligação para uma gravação dos Estúdios Alfabeta dos Emissores Associados de Lisboa, às 22h55 do dia 24 de Abril de 1974, quando o locutor de serviço, João Paulo Diniz, passou a primeira senha do golpe militar que se seguia: o tema "E Depois do Adeus, do Paulo de Carvalho".
Certamente não tão marcante quanto os dois eventos anteriores, hoje, dia 26 de Abril, celebra-se o 20º aniversário da Antena 3. Independentemente dos gostos musicais de cada pessoa, há que reconhecer que a 3 promove a música portuguesa, não apenas os artistas pop mainstream, mas também muita música de cariz mais alternativo por cá produzida. Também a produção da "Prova Oral", programa único no contexto do panorama das rádios nacionais em Portugal é um verdadeiro exemplo de serviço público de rádio.
Começando no dia 24 de Abril, comemorou-se o centenário do que é considerado o primeiro programa de rádio produzido em Portugal. No mesmo dia, mas em 1914, Fernando Cardelho de Medeiros realizou o primeiro programa de telefonia sem fios, recorrendo a um gramofone de campânula emprestado e um microfone.
Avançando um dia, mas em 1974, o 25 de Abril trouxe, entre outras conquistas, a liberdade de expressão e a verdadeira liberdade de programação nas rádios. A própria Revolução deve muito à existência da rádio. Como referência histórica, deixo a hiperligação para uma gravação dos Estúdios Alfabeta dos Emissores Associados de Lisboa, às 22h55 do dia 24 de Abril de 1974, quando o locutor de serviço, João Paulo Diniz, passou a primeira senha do golpe militar que se seguia: o tema "E Depois do Adeus, do Paulo de Carvalho".
Certamente não tão marcante quanto os dois eventos anteriores, hoje, dia 26 de Abril, celebra-se o 20º aniversário da Antena 3. Independentemente dos gostos musicais de cada pessoa, há que reconhecer que a 3 promove a música portuguesa, não apenas os artistas pop mainstream, mas também muita música de cariz mais alternativo por cá produzida. Também a produção da "Prova Oral", programa único no contexto do panorama das rádios nacionais em Portugal é um verdadeiro exemplo de serviço público de rádio.
sábado, dezembro 14, 2013
Antena 3 com nova frequência na ilha de S. Miguel (Açores): 94,2 MHz Povoação
A Antena 3 viu a sua cobertura ser reforçada recentemente nos Açores, mediante a entrada oficial em serviço de um novo emissor na vila da Povoação (S. Miguel), a operar nos 94,2 MHz. Não consegui até ao momento confirmar a potência efectiva do emissor, ainda que a Antena 1 (102,8) e a Antena 2 (97,2 MHz) devam estar a irradiar com 500 W.
Esta nova frequência vem, assim, juntar-se aos emissores principais da RTP no arquipélago (87,7 MHz Pico da Barrosa [S. Miguel] e 103,0 MHz Santa Bárbara [ilha da Terceira]), a par dos outros emissores, de menor potência e expressão geográfica: 104,2 Cascalho Negro [ilha de S. Miguel]; 102,7 MHz Espalamaca [ilha do Faial] e 99,1 MHz Pico Bartolomeu [ilha de S. Miguel]. Refira-se que este último (Pico Bartolomeu) situa-se precisamente no concelho da Povoação que, passa, por conseguinte, a ser servido por duas frequências - situação comum no arquipélago açoriano, mercê da orografia complexa da região.
domingo, dezembro 09, 2012
RTP com novas frequências nos Açores
A RTP continua a melhorar as condições de recepção das rádios públicas no arquipélago dos Açores. A acreditar na última actualização da base de dados da ANACOM, a Antena 1 ganhou mais um emissor na ilha das Flores, enquanto a Antena 2 e Antena 3 são reforçadas com novas frequências na ilha de S. Miguel. A saber:
Antena 1 Açores:
- Ponta Ruiva (ilha das Flores): 87,6 MHz 1 kW
Antena 2:
- Cascalho Negro (S. Miguel) - 103,1 MHz 1 kW
Antena 3 Açores:
- Pico Bartolomeu (S. Miguel) - 99,1 MHz 1 kW
- Cascalho Negro (S. Miguel) - 104,2 MHz 1 kW
De salientar que o parque de emissores da rádio pública nos Açores é agora constituído por 26 emissores (Antena 1 Açores), dos quais 19 transmitem também a Antena 2 e 6 irradiam também a Antena 3.
sexta-feira, outubro 19, 2012
RTP instala novo emissor em Ponte de Lima:
A RTP instalou recentemente um novo emissor no concelho de Ponte de Lima (distrito de Viana do Castelo), destinado a reforçar a cobertura dos três canais nacionais da rádio pública nesta região minhota. Segundo o utilizador "pdf", do Fórum "Ondas da Rádio", a estrutura destina-se a colmatar as deficiências na recepção das rádios públicas dentro do próprio concelho de Ponte de Lima, motivadas não só pela propagação multipercurso (multipath), mas também pelas zonas de sombra do emissor do Muro existentes na vila.
O novo emissor (que se encontra em fase de testes, sob autorização da ANACOM) localiza-se numa região compreendida entre as freguesias de Rendufe e Labrujó e opera a Antena 1 nos 89,2 MHz, a Antena 2 nos 92,2 MHz e a Antena 3 nos 104,9 MHz. De referir que as novas frequências são audíveis na auto-estrada A28, na zona de Viana do Castelo; a recepção no centro da capital de distrito é, segundo a mesma fonte, fraca. De qualquer modo, recorde-se, o emissor principal que serve a região é o do Muro (Serra Amarela, a mais de 1300m de altitude).
Actualização: o emissor encontra-se a operar com 300 W.
**Este texto não foi escrito ao abrigo do "Acordo" Ortográfico**
O novo emissor (que se encontra em fase de testes, sob autorização da ANACOM) localiza-se numa região compreendida entre as freguesias de Rendufe e Labrujó e opera a Antena 1 nos 89,2 MHz, a Antena 2 nos 92,2 MHz e a Antena 3 nos 104,9 MHz. De referir que as novas frequências são audíveis na auto-estrada A28, na zona de Viana do Castelo; a recepção no centro da capital de distrito é, segundo a mesma fonte, fraca. De qualquer modo, recorde-se, o emissor principal que serve a região é o do Muro (Serra Amarela, a mais de 1300m de altitude).
Actualização: o emissor encontra-se a operar com 300 W.
**Este texto não foi escrito ao abrigo do "Acordo" Ortográfico**
domingo, agosto 26, 2012
RTP concessionada?!
Se a privatização de um canal de televisão da RTP era até agora um dado adquirido para o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e para o ministro da tutela, Miguel Relvas, eis que o consultor do governo para as privatizações, António Borges, surpreendeu o país com uma hipótese alternativa: terminar com a RTP2 e concessionar o serviço público de rádio e televisão a uma empresa privada durante 15 a 25 anos.
Sendo certo que a figura em causa não tem legitimidade democrática para tomar qualquer decisão política, a revelação do plano está a levantar preocupações legítimas não só no seio da classe política, como também na sociedade portuguesa em geral.
O serviço público de rádio e televisão (SPRT), mais do que apenas um direito dos cidadãos, é uma obrigação constitucional do Estado. Situação que obriga o próprio Estado a garantir a sua existência e o seu funcionamento mesmo num cenário de privatização ou concessão desse mesmo serviço público. Por conseguinte, em qualquer cenário futuro para a RTP, o Estado terá de acautelar o funcionamento do SPRT, obrigando o concessionário a cumpri-lo. Caso contrário, admitindo que a concessão está nos planos de Passos Coelho e Miguel Relvas, o contrato de concessão poderá ser vetado pelo Tribunal Constitucional, suspendendo a eficácia das normas legais que sustentam tal decisão. Aliás, duas figuras de peso da política portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa e Adriano Moreira já defenderam a intervenção do Tribunal Constitucional, de modo a dissipar quaisquer dúvidas jurídico-constitucionais a respeito do contrato de concessão do SPRT.
Por outro lado, admitindo a possibilidade postulada por António Borges de encerrar a RTP 2 e, porventura, a Antena 3 (provavelmente também a Antena 2)
, tal decisão implicaria uma redução do serviço público sem que tal se
reflectisse no valor da taxa audiovisual paga pelos clientes das companhias de electricidade. Isto significaria que os contribuintes estariam a financiar directamente os lucros da concessionária, num negócio altamente ruinoso para o interesse público. Não deixa de ser irónico que o mesmíssimo governo que pretende renegociar as parcerias público-privadas prejudiciais ao erário público e aos contribuintes, queira agora lançar uma "PPP à portuguesa", onde o Estado concessiona (esperemos que não ao desbarato) um serviço público mas onera os contribuintes através de una taxa que financia directamente o lucro privado. Vantajoso para o Estado? Claro! Lucrativo para a empresa concessionária do serviço público de rádio e televisão? Evidentemente. Benéfico para o contribuinte? Não!
Terceiro ponto: como conjugar os legítimos interesses de um operador privado que procura "roubar" audiência a outros canais com a obrigação de produzir e transmitir programas de serviço público, cujas audiências sejam pouco interessantes para a estação? A meu ver, trata-se de uma situação duplamente ingrata: para o operador, porque tem constrangimentos na programação motivados pelo cumprimento do contrato de serviço público; para os telespectadores porque têm um serviço público motivado apenas por interesses comerciais. Pessoalmente, concordo com o crítico de televisão Eduardo Cintra Torres, que defende pura e simplesmente a extinção ba publicidade na RTP. O SPRT deve ser bem gerido, custando o indispensável para ser assegurado com qualidade, mas não deve reger-se por interesses comerciais. Por outras palavras, o SPRT não deve ir somente atrás de audiências, mas sim da exigência, da qualidade, da formação cívica, intelectual e cultural dos cidadãos e da promoção da língua e da cultura portuguesa não só "dentro de portas", como, sobretudo, em todo o mundo. Algo que nem sempte se coaduna com os interesses das rádios e televisões privadas.
Sendo certo que a figura em causa não tem legitimidade democrática para tomar qualquer decisão política, a revelação do plano está a levantar preocupações legítimas não só no seio da classe política, como também na sociedade portuguesa em geral.
O serviço público de rádio e televisão (SPRT), mais do que apenas um direito dos cidadãos, é uma obrigação constitucional do Estado. Situação que obriga o próprio Estado a garantir a sua existência e o seu funcionamento mesmo num cenário de privatização ou concessão desse mesmo serviço público. Por conseguinte, em qualquer cenário futuro para a RTP, o Estado terá de acautelar o funcionamento do SPRT, obrigando o concessionário a cumpri-lo. Caso contrário, admitindo que a concessão está nos planos de Passos Coelho e Miguel Relvas, o contrato de concessão poderá ser vetado pelo Tribunal Constitucional, suspendendo a eficácia das normas legais que sustentam tal decisão. Aliás, duas figuras de peso da política portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa e Adriano Moreira já defenderam a intervenção do Tribunal Constitucional, de modo a dissipar quaisquer dúvidas jurídico-constitucionais a respeito do contrato de concessão do SPRT.
Por outro lado, admitindo a possibilidade postulada por António Borges de encerrar a RTP 2 e, porventura, a Antena 3 (provavelmente também a Antena 2)
, tal decisão implicaria uma redução do serviço público sem que tal se
reflectisse no valor da taxa audiovisual paga pelos clientes das companhias de electricidade. Isto significaria que os contribuintes estariam a financiar directamente os lucros da concessionária, num negócio altamente ruinoso para o interesse público. Não deixa de ser irónico que o mesmíssimo governo que pretende renegociar as parcerias público-privadas prejudiciais ao erário público e aos contribuintes, queira agora lançar uma "PPP à portuguesa", onde o Estado concessiona (esperemos que não ao desbarato) um serviço público mas onera os contribuintes através de una taxa que financia directamente o lucro privado. Vantajoso para o Estado? Claro! Lucrativo para a empresa concessionária do serviço público de rádio e televisão? Evidentemente. Benéfico para o contribuinte? Não!
Terceiro ponto: como conjugar os legítimos interesses de um operador privado que procura "roubar" audiência a outros canais com a obrigação de produzir e transmitir programas de serviço público, cujas audiências sejam pouco interessantes para a estação? A meu ver, trata-se de uma situação duplamente ingrata: para o operador, porque tem constrangimentos na programação motivados pelo cumprimento do contrato de serviço público; para os telespectadores porque têm um serviço público motivado apenas por interesses comerciais. Pessoalmente, concordo com o crítico de televisão Eduardo Cintra Torres, que defende pura e simplesmente a extinção ba publicidade na RTP. O SPRT deve ser bem gerido, custando o indispensável para ser assegurado com qualidade, mas não deve reger-se por interesses comerciais. Por outras palavras, o SPRT não deve ir somente atrás de audiências, mas sim da exigência, da qualidade, da formação cívica, intelectual e cultural dos cidadãos e da promoção da língua e da cultura portuguesa não só "dentro de portas", como, sobretudo, em todo o mundo. Algo que nem sempte se coaduna com os interesses das rádios e televisões privadas.
quinta-feira, agosto 11, 2011
Antena 3 com nova frequência em fase de testes - 100,0 MHz Banática (Almada):
A Antena 3 conta com uma nova frequência destinada a reforçar a cobertura da estação pública nas zonas ribeirinhas de Lisboa, região de Almada e no eixo Lisboa-Oeiras-Cascais. O emissor da Banática, que emite a Antena 1 nos 99,4 e a Antena 2 nos 88,9 MHz, passou também a emitir a Antena 3 nos 100,0 MHz. Desconhecem-se mais pormenores acerca desta nova microcobertura da "3", mas, aparentemente, a nova frequência terá menos potência do que as das restantes rádios da RTP.
A Antena 3 conta com uma nova frequência destinada a reforçar a cobertura da estação pública nas zonas ribeirinhas de Lisboa, região de Almada e no eixo Lisboa-Oeiras-Cascais. O emissor da Banática, que emite a Antena 1 nos 99,4 e a Antena 2 nos 88,9 MHz, passou também a emitir a Antena 3 nos 100,0 MHz. Desconhecem-se mais pormenores acerca desta nova microcobertura da "3", mas, aparentemente, a nova frequência terá menos potência do que as das restantes rádios da RTP.
segunda-feira, maio 09, 2011
RTP desactiva DAB no dia 1 de Junho:
A RTP prepara-se desactivar o seu serviço DAB no próximo dia 1 de Junho, alegando as fracas audiências neste sistema de transmissão (em grande parte devido à escassez de receptores no mercado português e ao próprio desconhecimento da rede DAB por grande parte da população), mas principalmente os elevados custos de operação. Acresce o facto de o DAB nunca ter despertado interesse das rádios nacionais privadas, pelo que o Bloco 12B emite a Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP África e RDP Internacional.
A rádio pública alega que as três rádios nacionais disponíveis em modo digital são escutadas também em FM, pelo que os ouvintes não ficarão privados de sintonizar a Antena 1, Antena 2 e Antena 3.
A RTP prepara-se desactivar o seu serviço DAB no próximo dia 1 de Junho, alegando as fracas audiências neste sistema de transmissão (em grande parte devido à escassez de receptores no mercado português e ao próprio desconhecimento da rede DAB por grande parte da população), mas principalmente os elevados custos de operação. Acresce o facto de o DAB nunca ter despertado interesse das rádios nacionais privadas, pelo que o Bloco 12B emite a Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP África e RDP Internacional.
A rádio pública alega que as três rádios nacionais disponíveis em modo digital são escutadas também em FM, pelo que os ouvintes não ficarão privados de sintonizar a Antena 1, Antena 2 e Antena 3.
domingo, março 13, 2011
RTP pretende desactivar emissões em DAB:
Conforme sugere a leitura de uma recente deliberação da ANACOM, a RTP terá solicitado a revogação da licença para a instalação e exploração de uma rede nacional de emissores DAB. Ao que parece, a rádio pública pretende desactivar os emissores DAB, justificando em grande parte a decisão com os elevados custos de manutenção dos equipamentos, as audiências residuais e o facto de assegurar cobertura nacional das três rádios nacionais públicas via FM. A rede de emissores DAB, instalada em 1998, já terá alguns equipamentos obsoletos, cuja assistência técnica estará comprometida uma vez que o seu fabricante já não existe. Por outro lado, os custos de operação com o DAB ascenderão a pouco mais de 330.000 €, o que numa conjuntura económica que obriga a cortes orçamentais nas empresas públicas, ajuda na consolidação das contas da empresa Rádio e Televisão de Portugal.
Além dos custos económicos, os factores preponderantes que justificam em grande parte o desinteresse da manutenção de um sistema digital de rádio (que inclusivamente se está a tornar obsoleto face a novas tecnologias de radiodifusão digital, como o DAB+), serão a constatação das escassas audiências, aliada à manutenção de uma rede nacional de emissores FM que assegura uma cobertura superior ao DAB.
Não obstante a grande aposta no DAB por parte da então RDP desde 1998, a rádio digital em Portugal, à semelhança da maioria dos restantes países europeus, teve uma adesão fraquíssima, para não dizer muito próxima do zero. A esmagadora maioria dos ouvintes não está(va) equipada com receptores digitais; aliás, adquirir um rádio DAB em Portugal é extermamente difícil, para não dizer quase impossível. Será seguramente mais fácil adquirir um equipamento DAB via Internet a partir do Reino Unido, por exemplo, do que correr casas de material electrónico em Lisboa à procura de rádios digitais!
Recorde-se que a RTP emite no bloco 12B (225,648 MHz) a Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP África e RDP Internacional. Todas, com excepção da Antena 2 que emite a 224 kps, operam a 192 kps (qualidade de som próxima ao CD).
**Este texto não foi escrito ao abrigo do "Acordo" Ortográfico**
Conforme sugere a leitura de uma recente deliberação da ANACOM, a RTP terá solicitado a revogação da licença para a instalação e exploração de uma rede nacional de emissores DAB. Ao que parece, a rádio pública pretende desactivar os emissores DAB, justificando em grande parte a decisão com os elevados custos de manutenção dos equipamentos, as audiências residuais e o facto de assegurar cobertura nacional das três rádios nacionais públicas via FM. A rede de emissores DAB, instalada em 1998, já terá alguns equipamentos obsoletos, cuja assistência técnica estará comprometida uma vez que o seu fabricante já não existe. Por outro lado, os custos de operação com o DAB ascenderão a pouco mais de 330.000 €, o que numa conjuntura económica que obriga a cortes orçamentais nas empresas públicas, ajuda na consolidação das contas da empresa Rádio e Televisão de Portugal.
Além dos custos económicos, os factores preponderantes que justificam em grande parte o desinteresse da manutenção de um sistema digital de rádio (que inclusivamente se está a tornar obsoleto face a novas tecnologias de radiodifusão digital, como o DAB+), serão a constatação das escassas audiências, aliada à manutenção de uma rede nacional de emissores FM que assegura uma cobertura superior ao DAB.
Não obstante a grande aposta no DAB por parte da então RDP desde 1998, a rádio digital em Portugal, à semelhança da maioria dos restantes países europeus, teve uma adesão fraquíssima, para não dizer muito próxima do zero. A esmagadora maioria dos ouvintes não está(va) equipada com receptores digitais; aliás, adquirir um rádio DAB em Portugal é extermamente difícil, para não dizer quase impossível. Será seguramente mais fácil adquirir um equipamento DAB via Internet a partir do Reino Unido, por exemplo, do que correr casas de material electrónico em Lisboa à procura de rádios digitais!
Recorde-se que a RTP emite no bloco 12B (225,648 MHz) a Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP África e RDP Internacional. Todas, com excepção da Antena 2 que emite a 224 kps, operam a 192 kps (qualidade de som próxima ao CD).
**Este texto não foi escrito ao abrigo do "Acordo" Ortográfico**
quinta-feira, agosto 05, 2010
RTP: Rádio pública comemora 75 anos de emissões!
A Rádio pública portuguesa comemora hoje (04/08/2010) os 75 anos de actividade, tendo direito a programas especiais nas estações de rádio e televisão do grupo RTP.
O serviço público de rádio arrancou em Portugal no dia 4 de Agosto de 1935, sob a designação "Emissora Nacional de Radiodifusão". Durante décadas, a EN foi um dos principais veículos de informação, cultura e entretenimento na sociedade portuguesa, servindo também como máquina de propaganda do Estado Novo. Depois do 25 de Abril de 1974, a rádio pública passou a designar-se RDP - Radiodifusão Portuguesa, sendo alvo de uma reestruturação profunda. Em 1979, na sequência da nacionalização do Rádio Clube Português, foi lançada a RDP - Rádio Comercial, estação que marcou a década de 80 e que foi (re)privatizada em 1993. A Antena 3, a rádio jovem do grupo RDP, foi lançada em 1994. Em 1996 iniciaram-se as emissões regulares da RDP África, tornando-se um canal autónomo destinado a servir de elo de ligação entre Portugal e os PALOPS.
Com cinco canais de rádio (Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP África e RDP Internacional), além de várias webrádios, a actualmente designada "Rádio e Televisão de Portugal" continua a marcar a diferença no éter nacional, defendendo o interesse público e apostando em conteúdos que, por não serem suficientemente motivadores a nível económico e de audiências para as rádios privadas, de outro modo não seriam facilmente acessíveis à "imensa minoria" que os ouve. Apesar das imensas críticas que podem (e devem) ser feitas ao serviço público de radiodifusão, a rádio pública, paga por todos nós, continua a defender a qualidade e o profissionalismo que são exigidos a um serviço concebido para ser distribuído 24 horas por dia, mesmo que tenha implicações nos barómetros das audiências!
Parabéns, R(D)TP!
A Rádio pública portuguesa comemora hoje (04/08/2010) os 75 anos de actividade, tendo direito a programas especiais nas estações de rádio e televisão do grupo RTP.
O serviço público de rádio arrancou em Portugal no dia 4 de Agosto de 1935, sob a designação "Emissora Nacional de Radiodifusão". Durante décadas, a EN foi um dos principais veículos de informação, cultura e entretenimento na sociedade portuguesa, servindo também como máquina de propaganda do Estado Novo. Depois do 25 de Abril de 1974, a rádio pública passou a designar-se RDP - Radiodifusão Portuguesa, sendo alvo de uma reestruturação profunda. Em 1979, na sequência da nacionalização do Rádio Clube Português, foi lançada a RDP - Rádio Comercial, estação que marcou a década de 80 e que foi (re)privatizada em 1993. A Antena 3, a rádio jovem do grupo RDP, foi lançada em 1994. Em 1996 iniciaram-se as emissões regulares da RDP África, tornando-se um canal autónomo destinado a servir de elo de ligação entre Portugal e os PALOPS.
Com cinco canais de rádio (Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP África e RDP Internacional), além de várias webrádios, a actualmente designada "Rádio e Televisão de Portugal" continua a marcar a diferença no éter nacional, defendendo o interesse público e apostando em conteúdos que, por não serem suficientemente motivadores a nível económico e de audiências para as rádios privadas, de outro modo não seriam facilmente acessíveis à "imensa minoria" que os ouve. Apesar das imensas críticas que podem (e devem) ser feitas ao serviço público de radiodifusão, a rádio pública, paga por todos nós, continua a defender a qualidade e o profissionalismo que são exigidos a um serviço concebido para ser distribuído 24 horas por dia, mesmo que tenha implicações nos barómetros das audiências!
Parabéns, R(D)TP!
sexta-feira, maio 28, 2010
Antena 3 arranca nos Açores!
A Antena 3 Açores foi oficialmente inaugurada hoje, servindo as principais cidades do arquipélago: Ponta Delgada, Ribeira Grande, Horta, Angra do Heroísmo e Praia da Vitória.
Coincidindo com o 69.º aniversário da rádio pública nos Açores, a Antena 3 Açores vai ter programação regional de 2.ª a 6.ª feira, entre as 21h00 e as 0h00 e nos sábados, das 14h00 às 20h00. A estação jovem do grupo RTP pode ser sintonizada nas seguintes frequências:
Ilha de S. Miguel: Pico da Barrosa - 87,7 MHz
Ilha Terceira: S. Bárbara - 103,0 MHz e Serra do Cume - 103,9 MHz
Ilha do Faial: Espalamaca (Horta) - 102,7 MHz
Para já, a estação recém-nascida ainda não dispõe de página oficial no sítio da RTP, nem de emissão online.
A título de curiosidade, refira-se que a nova frequência no Pico da Barrosa (87,7 MHz) já foi captada na... Irlanda do Norte!
A Antena 3 Açores foi oficialmente inaugurada hoje, servindo as principais cidades do arquipélago: Ponta Delgada, Ribeira Grande, Horta, Angra do Heroísmo e Praia da Vitória.
Coincidindo com o 69.º aniversário da rádio pública nos Açores, a Antena 3 Açores vai ter programação regional de 2.ª a 6.ª feira, entre as 21h00 e as 0h00 e nos sábados, das 14h00 às 20h00. A estação jovem do grupo RTP pode ser sintonizada nas seguintes frequências:
Ilha de S. Miguel: Pico da Barrosa - 87,7 MHz
Ilha Terceira: S. Bárbara - 103,0 MHz e Serra do Cume - 103,9 MHz
Ilha do Faial: Espalamaca (Horta) - 102,7 MHz
Para já, a estação recém-nascida ainda não dispõe de página oficial no sítio da RTP, nem de emissão online.
A título de curiosidade, refira-se que a nova frequência no Pico da Barrosa (87,7 MHz) já foi captada na... Irlanda do Norte!
sexta-feira, maio 14, 2010
Antena 3 arranca nos Açores, no dia 28 de Maio!
A Antena 3 vai passar a transmitir para os Açores, a partir do próximo dia 28 de Maio. A estação jovem da Rádio Pública passará, assim, a estar disponível também nas ilhas açorianas, cedendo a uma velha reivindicação dos ouvintes, no ano em que a estação comemora o 16.º aniversário.
Para já, desconhece-se os meios de transmissão da rádio, nomeadamente as frequências FM que presumo já estarem atribuídas pela ANACOM. Entretanto, já existe uma página no site da RTP com programas (realizados a título experimental em meados de 2009), disponíveis em podcast.
A Antena 3 vai passar a transmitir para os Açores, a partir do próximo dia 28 de Maio. A estação jovem da Rádio Pública passará, assim, a estar disponível também nas ilhas açorianas, cedendo a uma velha reivindicação dos ouvintes, no ano em que a estação comemora o 16.º aniversário.
Para já, desconhece-se os meios de transmissão da rádio, nomeadamente as frequências FM que presumo já estarem atribuídas pela ANACOM. Entretanto, já existe uma página no site da RTP com programas (realizados a título experimental em meados de 2009), disponíveis em podcast.
sábado, março 21, 2009
MundoDaRádio: mapa de frequências das principais rádios portuguesas
A todos os leitores do blog, aos colaboradores e visitantes do site MundoDaRádio e ao público em geral:
Ao longo dos últimos meses tenho constado que muitos cibernautas vêm ao encontro do site não só para obter informações gerais sobre a rádio em Portugal, mas especialmente para saber as frequências das principais rádios portuguesas.
Não obstante a quantidade (e qualidade) de informação disponível na Internet, não deixa de ser verdade que a mesma por vezes não é a mais acessível ao comum do ouvinte... referindo sobretudo os nomes dos centros emissores, sem os associar à zona servida por cada emissor.
Numa tentativa de ajudar os ouvintes menos esclarecidos, criei um pequeno documento onde divulgo as frequências das principais rádios portuguesas, organizadas por distrito. Nesta fase, encontram-se disponíveis as frequências FM da Antena 1, Antena 2, Antena 3, RR, RFM, Rádio Sim, TSF, Rádio Comercial, M80 Rádio, Cidade FM, Smooth FM, a par de outras de menor expressão (em termos de cobertura). Na MF/Onda Média incluem-se as frequências da Antena 1, Rádio Sim e M80 Rádio.
Não obstante o grande esforço em colocar informação o mais correcta e rigorosa possível, não se garante a total fiabilidade dos dados. Se algum leitor encontrar erros/omissões no documento, não hesite em contactar-me, que, logo que possível, corrigirei as falhas!
Com a ajuda de todos, será possível melhorar este trabalho!
O documento poderá ser consultado online, através do Scribd.
Em alternativa, se preferirem descarregar o documento para o computador, poderão fazê-lo através dos seguintes endereços:
Note-se que os endereços referentes aos ficheiros alojados no 4Shared serão descontinuados, pelo que recomendo vivamente quem tenha colocado os ficheiros nos favoritos do navegador ou tenha criado hiperligações para os mesmos noutras páginas Internet, que os actualize para os novos endereços.
Última actualização: 16/12/2012
Ao longo dos últimos meses tenho constado que muitos cibernautas vêm ao encontro do site não só para obter informações gerais sobre a rádio em Portugal, mas especialmente para saber as frequências das principais rádios portuguesas.
Não obstante a quantidade (e qualidade) de informação disponível na Internet, não deixa de ser verdade que a mesma por vezes não é a mais acessível ao comum do ouvinte... referindo sobretudo os nomes dos centros emissores, sem os associar à zona servida por cada emissor.
Numa tentativa de ajudar os ouvintes menos esclarecidos, criei um pequeno documento onde divulgo as frequências das principais rádios portuguesas, organizadas por distrito. Nesta fase, encontram-se disponíveis as frequências FM da Antena 1, Antena 2, Antena 3, RR, RFM, Rádio Sim, TSF, Rádio Comercial, M80 Rádio, Cidade FM, Smooth FM, a par de outras de menor expressão (em termos de cobertura). Na MF/Onda Média incluem-se as frequências da Antena 1, Rádio Sim e M80 Rádio.
Não obstante o grande esforço em colocar informação o mais correcta e rigorosa possível, não se garante a total fiabilidade dos dados. Se algum leitor encontrar erros/omissões no documento, não hesite em contactar-me, que, logo que possível, corrigirei as falhas!
Com a ajuda de todos, será possível melhorar este trabalho!
O documento poderá ser consultado online, através do Scribd.
Em alternativa, se preferirem descarregar o documento para o computador, poderão fazê-lo através dos seguintes endereços:
- Mapa de frequências - formato PDF
- Mapa de frequências - formato .DOC (compatível com o MS Word)
- Mapa de frequências - formato .ODT (compatível com o OpenOffice.org, entre outros programas)
Note-se que os endereços referentes aos ficheiros alojados no 4Shared serão descontinuados, pelo que recomendo vivamente quem tenha colocado os ficheiros nos favoritos do navegador ou tenha criado hiperligações para os mesmos noutras páginas Internet, que os actualize para os novos endereços.
Última actualização: 16/12/2012
Etiquetas:
Best Rock FM,
frequências,
M80,
mapa_de_frequências,
Mega FM,
MundoDaRádio,
Onda Média,
Rádio Comercial,
Rádio Sim,
RCP,
RDP Antena 1,
RDP Antena 2,
RDP Antena 3,
RFM,
RR,
TSF
terça-feira, dezembro 09, 2008
RTP: Centro emissor da Serra d' Ossa :
Já é oficial: as rádios públicas da RTP passam a ser ouvidas em melhores condições na região de Évora, através do novo centro emissor da Serra d' Ossa.
Depois de algum tempo de emissões experimentais, a ANACOM oficializou as frequências dos três canais, a saber:
Antena 1 - 88,4 MHz 2 kW
Antena 2 - 95,0 MHz 0,5 kW
Antena 3 - 102,1 MHz 0,5 kW
Recorde-se que este emissor serve os concelhos de Redondo, Arraiolos, parte da cidade de Évora e alguns pontos de concelhos como Vila Viçosa e Estremoz, além de outros pontos onde os sinais "entram".
Já é oficial: as rádios públicas da RTP passam a ser ouvidas em melhores condições na região de Évora, através do novo centro emissor da Serra d' Ossa.
Depois de algum tempo de emissões experimentais, a ANACOM oficializou as frequências dos três canais, a saber:
Antena 1 - 88,4 MHz 2 kW
Antena 2 - 95,0 MHz 0,5 kW
Antena 3 - 102,1 MHz 0,5 kW
Recorde-se que este emissor serve os concelhos de Redondo, Arraiolos, parte da cidade de Évora e alguns pontos de concelhos como Vila Viçosa e Estremoz, além de outros pontos onde os sinais "entram".
sexta-feira, outubro 17, 2008
RTP a braços com avarias na transmissão das três rádios nacionais...
A RTP tem estado a braços com falhas na emissão FM da Antena 1, Antena 2 e Antena 3, em vários pontos do país.
Em causa tem estado as anomalias nos feixes hertzianos que ligam os principais emissores de VHF-FM, que provocam breves falhas e "soluços" frequentes na emissão.
Ao que se sabe, no Norte do país estão a ser afectados os emissores do Monte da Virgem (Porto), Braga e Muro; por consequência também os emissores alimentados pelos primeiros. Já no sul do país, no Alentejo, as falhas foram verificadas, pelo menos, nos emissores de Portalegre, Vila Boim (Elvas) e Serra d' Ossa (Estremoz).
Espera-se que, em breve, a RTP (ex. - RDP) possa encontrar uma solução técnica definitiva para as falhas nos feixes hertzianos...
A RTP tem estado a braços com falhas na emissão FM da Antena 1, Antena 2 e Antena 3, em vários pontos do país.
Em causa tem estado as anomalias nos feixes hertzianos que ligam os principais emissores de VHF-FM, que provocam breves falhas e "soluços" frequentes na emissão.
Ao que se sabe, no Norte do país estão a ser afectados os emissores do Monte da Virgem (Porto), Braga e Muro; por consequência também os emissores alimentados pelos primeiros. Já no sul do país, no Alentejo, as falhas foram verificadas, pelo menos, nos emissores de Portalegre, Vila Boim (Elvas) e Serra d' Ossa (Estremoz).
Espera-se que, em breve, a RTP (ex. - RDP) possa encontrar uma solução técnica definitiva para as falhas nos feixes hertzianos...
sexta-feira, setembro 19, 2008
RTP: Centro emissor da Serra d' Ossa (actualização):
A RTP (ex. - RDP) instalou recentemente um novo emissor de VHF-FM no Alentejo, concretamente na Serra d' Ossa (concelho de Estremoz - 650m de altitude).
Deste modo, já é possível ouvir em melhores condições as três rádios públicas nos concelhos de Estremoz, Évora, Redondo e Arraiolos nas frequências:
Antena 1 - 88,4 MHz
Antena 2 - 95,0 MHz
Antena 3 - 102,1 MHz
Este emissor permite reforçar a cobertura do emissor do Mendro, em zonas onde este entra com dificuldade, mercê de zonas de sombra causadas por obstáculos naturais e arquitectónicos, servindo a zona norte da cidade de Évora, o município de Redondo, Arraiolos, Estremoz e até alguns pontos dos concelhos de Vila Viçosa e Montemor o Novo.
Desconhece-se, para já, mais infos. sobre este emissor, que ainda não consta na base de dados da ANACOM.
------------------------
Actualização (16/10): Mais desenvolvimentos no Fórum da Rádio e no Fórum do Onda Livre.
A RTP (ex. - RDP) instalou recentemente um novo emissor de VHF-FM no Alentejo, concretamente na Serra d' Ossa (concelho de Estremoz - 650m de altitude).
Deste modo, já é possível ouvir em melhores condições as três rádios públicas nos concelhos de Estremoz, Évora, Redondo e Arraiolos nas frequências:
Antena 1 - 88,4 MHz
Antena 2 - 95,0 MHz
Antena 3 - 102,1 MHz
Este emissor permite reforçar a cobertura do emissor do Mendro, em zonas onde este entra com dificuldade, mercê de zonas de sombra causadas por obstáculos naturais e arquitectónicos, servindo a zona norte da cidade de Évora, o município de Redondo, Arraiolos, Estremoz e até alguns pontos dos concelhos de Vila Viçosa e Montemor o Novo.
Desconhece-se, para já, mais infos. sobre este emissor, que ainda não consta na base de dados da ANACOM.
------------------------
Actualização (16/10): Mais desenvolvimentos no Fórum da Rádio e no Fórum do Onda Livre.
sexta-feira, setembro 14, 2007
Antena 3 com novos programas...
RDP Antena 3 :A Antena 3 vai sofrer uma reforma na programação, com a entrada de novos programas, apostando noutros "universos criativos", segundo Rui Pêgo, director de programas da RDP.
Assim, hoje a partir das 20 horas, entra em funcionamento a nova grelha. O anúncio da nova programação, animadores,DJs e repórteres da 3 será feita ao som dos Da Weasel, segundo a própria estação.
Para os ouvintes da 3, sugere-se que fiquem atentos, hoje, que brevemente serão dados os pormenores das mudanças no terceiro canal público...
sábado, julho 02, 2005
Live 8 - parte 2
Houve algumas modicações: a TVE deixou de transmitir os espectáculos. A RTP "passou" a emissão dos comentários ao Live 8 da RTP1 para a Dois.
Em termos de rádios, a Antena 3 continua na sua emissão non-stop. Na Antena 1 há comentários à situação em África., intercalados com pequenos excertos em directo dos concertos. Várias entrevistas a personalidades ligadas ao continemte africano também passam na Antena 1. Nos palcos aparecera várias personalidades como Kofi Annan (Secretário geral da ONU), Nelson Mandela e Bill Gates (sim, o dono da Microsoft!). Tudo em directo na Antena 1 e Antena 3.
Efectivamente, a Antena 3 é a única rádio nacional a transmitir os concertos. Fora do país, nem a RNE espanhola o faz. Uma breve passagem pelas Ondas Curtas também resultou infrutífera.
Segundo o noticiário da Antena 1, 2000 rádios transmitem os concertos: em Portugal só a Antena 3. Em Espanha, parece que nada. Esperemos que venha a noite: talvez um bom DXismo em Onda Média, Onda Longa ou mesmo Onda Curta seja mais interessante... De resto, sempre dá para procurar na Net as rádios On-Line que se associam ao evento...
Pelos palcos, espalhados pelos 4 cantos do mundo, já passaram muitos artistas como U2, Dido, Paul Mac Cartney, Yassour N Dour, a "nossa" Mariza, Bon Jovi, Child Destiny, Black Eyed Peas, etc...
Mais uma vez, acompanhem as novidades deste evento no blog criado pela Antena 3: http://www.live8antena3.blogspot.com . A RTP vai transmitir sem comentários o Live 8 nesta madrugada. E também fica a informação que os tão esperados Pynk Floyd serão transmitidos na RTP.
No momento em que acabo de escrever estas linhas a Madonna subiu ao palco...
Houve algumas modicações: a TVE deixou de transmitir os espectáculos. A RTP "passou" a emissão dos comentários ao Live 8 da RTP1 para a Dois.
Em termos de rádios, a Antena 3 continua na sua emissão non-stop. Na Antena 1 há comentários à situação em África., intercalados com pequenos excertos em directo dos concertos. Várias entrevistas a personalidades ligadas ao continemte africano também passam na Antena 1. Nos palcos aparecera várias personalidades como Kofi Annan (Secretário geral da ONU), Nelson Mandela e Bill Gates (sim, o dono da Microsoft!). Tudo em directo na Antena 1 e Antena 3.
Efectivamente, a Antena 3 é a única rádio nacional a transmitir os concertos. Fora do país, nem a RNE espanhola o faz. Uma breve passagem pelas Ondas Curtas também resultou infrutífera.
Segundo o noticiário da Antena 1, 2000 rádios transmitem os concertos: em Portugal só a Antena 3. Em Espanha, parece que nada. Esperemos que venha a noite: talvez um bom DXismo em Onda Média, Onda Longa ou mesmo Onda Curta seja mais interessante... De resto, sempre dá para procurar na Net as rádios On-Line que se associam ao evento...
Pelos palcos, espalhados pelos 4 cantos do mundo, já passaram muitos artistas como U2, Dido, Paul Mac Cartney, Yassour N Dour, a "nossa" Mariza, Bon Jovi, Child Destiny, Black Eyed Peas, etc...
Mais uma vez, acompanhem as novidades deste evento no blog criado pela Antena 3: http://www.live8antena3.blogspot.com . A RTP vai transmitir sem comentários o Live 8 nesta madrugada. E também fica a informação que os tão esperados Pynk Floyd serão transmitidos na RTP.
No momento em que acabo de escrever estas linhas a Madonna subiu ao palco...
Subscrever:
Mensagens (Atom)