A Rádio Voz de Santo Tirso prepara-se para, no próximo dia 1 de Setembro, alterar a frequência de emissão, dos actuais 88,6 MHz para os 107,4 MHz.
Escusado será dizer que se trata de uma decisão que em nada vai beneficiar a rádio; bem pelo contrário, não é difícil perceber que a vai prejudicar fortemente em termos de cobertura radioeléctrica. A cerca de 140 km em linha recta de Santo Tirso, no Trevim (cume da Serra da Lousã) existe um emissor com 50 kW e que opera a TSF, nada mais, nada menos que na mesmíssima frequência de 107,4 MHz. O resultado previsível? De um lado, um poderosíssimo emissor da TSF, que, com mais falhas, menos falhas, se ouve de Lisboa ao Minho; do outro lado, no concelho de Santo Tirso, temos a Rádio Voz de Santo Tirso a operar precisamente na mesma frequência, com a modesta potência de 400 W. Não é difícil adivinhar o que vai suceder...
Para não falar no emissor do Marão da TSF nos 107,6 que em certas zonas do concelho tem um bom nível de sinal.
ResponderEliminarÉ um espectáculo os engenheiros destes pais principalmente da ANACOM tanto estudo para isto, vai acontecer o mesmo que aconteceu com a radio onda viva da Povoa de Varzim alteraram frequência para depois voltar á mesma enfim começa na tdt acaba nas rádios é o que temos.