quarta-feira, abril 01, 2020

Isolamento social leva portugueses a "sintonizar" via Internet uma rádio que emite do Pólo Norte!

Parece uma brincadeira do dia 1 de Abril mas é verdade: depois do Nuno Markl ter falado, no programa de Bruno Nogueira no Instagram chamado "Como é que o bicho mexe",  de uma estação de rádio que passa músicas antigas tocadas de discos de vinil e de goma-laca, sobretudo de jazz e de blues, eis que a "Arctic Outpost", a tal estação, que emite na Onda Média (1270 kHz) e na Internet, a partir de Longyearbyen, capital do arquipélago de Svalbard, pertencente à Noruega, ganhou mais de 40000 seguidores portugueses.

O crescimento súbido da audiência através da Internet levou a estação a esgotar a capacidade do servidor, tal foi a adesão dos portugueses a este projecto radiofónico. O responsável pela estação, Carl Lockwood, promete reforçar a capacidade dos servidores de "streaming".

Em tempos de "guerra" contra um vírus invisível, a rádio tem a magia de unir Portugal e o Pólo Norte, mesmo que seja via Internet. Não importa a língua nativa, não importa a cultura, não importa as ideias políticas, não importa as divergências desportivas: a rádio consegue unir povos em tempos de crise. Esta é, seguramente, a melhor prova da beleza da rádio.

6 comentários:

Gomezzz disse...

"(...) Comecei há uns dias a fazer emissões em directo no meu Instagram. Para manter a minha própria sanidade mental, para exercitar o improviso, para não me acomodar, e para alimentar a vontade de estar com outros. Para não ser bicho da conta.

Depois de tudo feito e arrumado, com a casa exausta de ver acontecer mais um dia, bebo um copo de vinho com amigos, à (difícil de suportar) distância possível neste momento. (...)"

O Bruno Nogueira começou por fazer uns directos online. Não é um programa. É um momento onde ele depois de um dia interior com 3 crianças em casa falava com adultos.

Se alguém ele lhe deu o nome, o Markl fez o desenho, uma animadora animou-o, o Dillaz fez um genérico.

Não foi só a radio Arctic Outpost a receber mais de 40 mil seguidores e ganhar diariamente cerca de 250 ouvintes online vindos de portugal, foi passar Mário Laginha cerca das 3h15. A magia da radio nos dias de hoje.

Rui Cleto disse...

Esta rádio já passou também Amália Rodrigues.

Luis Carvalho disse...

Obrigado ao Gomezzz e ao Rui Cleto pelas informações!

اجيال كلين disse...




شركة تسليك مجاري بالدمام
شركة مكافحة حشرات بالدمام
شركة شركة تنظيف بالدمام




شركة تنظيف بالخبر
شركة تسليك مجاري بالخبر
شركة مكافحة حشرات بالخبر


شركة تسليك مجاري بالقطيف
شركة مكافحة حشرات بالقطيف
شركة تنظيف بالقطيف



اجيال كلين disse...


شركة مكافحة حشرات بمكه ورش مبيدات
شركة تنظيف بمكة شاملة كل اعمال التنظيف
شركة تنظيف كنب وسجاد وفرش وستائر بمكة




شركة تنظيف بجدة
شركة مكافحة حشرات بجدة
شركة تنظيف كنب وسجاد وفرش وستائر بجدة
شركة تنظيف بجدة شاملة كل أعمال التنظيف
شركة تسليك مجاري وتنظيف بيارات وتوصيل مجاري بجدة




شركة مكافحة حشرات بجازان
شركة مكافحة الحمام بجازان

Rui Cleto disse...

Adiciono que passou também Carlos Bica - Azul é o Mar.
É interessante verificar que o locutor tem, face ao elevado número de ouvintes portugueses, preocupação em difundir música portuguesa.