quarta-feira, outubro 22, 2025

Os "piratas" estão de volta à Póvoa de Varzim: evento especial com estação de rádio FM temporária

Passo a citar
"𝓞𝓼 𝓟𝓲𝓻𝓪𝓽𝓪𝓼 𝓔𝓼𝓽𝓪̃𝓸 𝓭𝓮 𝓥𝓸𝓵𝓽𝓪 - 𝓟𝓪𝓻𝓽𝓮 𝓘𝓘 
Vem aí "Os Piratas Estão de Volta - Parte II", para celebrar o surgimento em massa das rádios locais livre/piratas, fenómeno que teve o seu auge em 1985, alguns antigos e atuais radialistas, em colaboração com a Associação Cultural Póvoa Ontem e Hoje e o Jornal MAIS/Semanário, e com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, da Cooperativa  "A Filantrópica Coop.Cultura CRL", da Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, do Pingo Doce e do Theatro, vão levar até si uma semana de emissões em FM, e organizar uma conferência/debate sobre o Papel das Rádios Livres/Piratas na Comunicação Social de hoje."
----/---

Acrescento que as emissões especiais do evento, que decorrerá entre os dias 24 e 31 de Outubro, vão operar nos 93,2 MHz; naturalmente que não deverá tratar-se de uma estação pirata, na medida em que terá um licenciamento temporário concedido pela ANACOM. Para quem estiver no Norte durante a iniciativa, sugiro que tente escutar a emissão FM. E seria interessante apurar, na medida do possível, a cobertura radioeléctrica do emissor, bem como a sua localização. 

sábado, outubro 04, 2025

Antena 1, Antena 2 e Antena 3 com cobertura limitada na região de Moledo

Foi confirmado pela RTP, através da edição do programa da Provedora do Ouvinte da rádio pública, o "Em Nome do Ouvinte ", desta sexta-feira, dia 3 de Outubro: a RTP foi obrigada a sair do terreno onde se encontrava a torre de emissão FM da Antena 1, Antena 2 e Antena 3 em Moledo (concelho de Caminha, no Alto Minho), tendo a câmara municipal de Caminha procedido à demolição da torre porque obstruída a vista da paisagem. 

A RTP teve de instalar um centro emissor provisório noutro local, que se encontra a operar com potência reduzida, fazendo com que a qualidade de recepção nalgumas zonas da região tenha ficado comprometida. A solução definitiva passa por um contrato entre a RTP e a câmara municipal para a instalação do equipamento da rádio pública numa torre situada num local que oferece melhores condições de propagação. Aos ouvintes,  resta esperar para que a situação se resolva rapidamente.

De acrescentar que a RTP tentou instalar um centro emissor em Merufe (concelho de Monção) para melhorar a cobertura dos canais do serviço público de rádio, contudo a ANACOM não o permitiu, alegando, ao que parece, a saturação do espectro.