sábado, abril 12, 2014

Rádio Sim: Assim, Não! Canal sénior da r/com não tuge nem Muge...

... nem Vila Real, nem Bragança, nem Guarda.

Esclarecendo melhor: para poupar Coimbra, a r/com achou por bem suspender os emissores de Onda Média nas cidades Bragança e Guarda (ambos nos 981 kHz 1 kW), além do principal emissor do país (Muge - 594 kHz), mantendo inactivos os emissores de Vila Real (também nos 981), Valongo, Viseu (ambos nos 1251) , Évora (927) e Braga (576 kHz).

Os leitores mais atentos do blogue "Mundo da Rádio" entenderão, decerto, as graves consequências desta decisão: a Rádio Sim deixa de se fazer ouvir em quase todo o território transmontano (à excepção da região de Chaves), bem como em grande parte do interior Norte e Centro. A Rádio Sim é quase que despromovida de rádio nacional a uma cadeia de emissores locais VHF-FM e uma mão cheia de emissores OM, que não serve capitais de distrito como Vila Real, Bragança, Guarda e, não fosse a notável pressão dos ouvintes, a terceira cidade do país, Coimbra.

Quem me conhece destes anos a comentar a actualidade radiofónica, no "Mundo da Rádio", mas também noutros sítios da Internet, sabe bem que, em diversas ocasiões, defendi a Rádio Renascença enquanto emissora católica mas generalista portuguesa consolidada ao longo de 77 anos. Não obstante, considero que será precisamente o peso da credibilidade, respeito e reputação conquistados por gerações de ouvintes que não deveria, à actual administração da r/com, permitir-se ao luxo de tomar decisões que prejudicam de uma forma impetuosa, para não dizer, quiçá chocante, os ouvintes. É que, com os cortes na Onda Média e um número relativamente reduzido de emissores VHF-FM, a rede de emissores da Rádio Sim aparenta ser, salvo no Alentejo e no litoral Norte, um conjunto aleatório de emissores que apresenta graves deficiências de cobertura a nível nacional.

Nas actuais circunstâncias, a Rádio Sim serve os distritos de Lisboa (cobertura parcial FM / boa cobertura OM ), Setúbal (FM), Évora (FM), Beja (cobertura parcial FM, Faro (OM), Santarém (FM - via Rio Maior ), Portalegre (cobertura parcial FM via Elvas), Castelo Branco (OM), Leiria (FM ), Coimbra (OM), Viseu (FM), Porto (FM), Braga (FM), Viana do Castelo (cobertura parcial FM) e Vila Real (cobertura parcial OM). Sem direito a escutar por via hertziana a Rádio Sim (ou escutando com muita dificuldade), os ouvintes transmontanos (Vila Real e Bragança), bem como os demais na região de Aveiro, na Beira Alta (Guarda) e noutras zonas do país fora da área de alcance dos emissores do quarto canal da r/com, querem obrigar pessoas idosas, muitas a viverem com reformas baixas, a comprarem computadores ou tablets e, para cúmulo, subscrevem um serviço de Internet para poderem escutar a música do seu tempo e programas orientados para este público?! Ou será melhor obrigá-los a deixar de ouvir o Francisco José ou o Charles Aznavour e mandá-los (permitam-me a expressão juvenil em tom de ironia) curtir Rihanna ou Imagine Dragons na RFM?

O decoro subjacente à importância histórica da marca "Renascença" e, por maioria de razão, uma emissora que sempre defendeu determinados ideais e valores associados à Igreja Católica Apostólica Romana, exigiria que o encerramento de emissores OM estivesse circunscrito a regiões já servidas pela Rádio Sim, através de frequências VHF-FM. É, evidentemente, os casos de Setúbal, Leiria, Santarém, Porto, Braga, Évora e Viseu. Todavia, repito, não fosse a forte pressão de ouvintes e apoiantes desta causa e Coimbra seria o terceiro mercado radiofónico em Portugal... todavia, sem direito à sintonia da rádio das "músicas do seu tempo". Vou ser directo: se há que reduzir despesa, creio que existem formas mais inteligentes de cortar sem afectar de forma tão dramática os ouvintes. Se é para matar a Onda Média, façam o favor de a enterrar condignamente e de uma vez por todas!

Com rádios locais à deriva pelo país fora, não haverá uns "trocos" para a r/com adquirir uma ou outra frequência local, de modo a que o operador em causa possa retransmitir a Rádio Sim e, desta forma, colocar sinal nalgumas zonas do país sem cobertura? Ou o que terá a antiga província de Trás-os-Montes para não merecer escutar a Rádio Sim nas mesmas condições que os escalabitanos ouvem em Santarém? E por que razão os egitanienses não podem sintonizar de forma cristalina a Rádio Sim como os alentejanos? Os ouvintes, em última análise, a razão da existência da própria rádio, merecem muito mais! Perdoem-me a provocação histórica, os mesmos ouvintes que, provavelmente, contribuíram com a sua esmola nas igrejas , no final dos anos 70 e início dos idos anos 80, a favor da "campanha dos novos emissores", ironicamente os tais que são desligados ao fim de 30 anos e deixam os mesmos e outros ouvintes "pendurados". Para terminar e repetindo-me: respeito pelos ouvintes! Perdoem-me qualquer palavra mais inflamada, mas a frontalidade é uma das minhas qualidades.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Grupo r/com continua no auge da sua mediocridade e hipocrisia. Enfim... o ideário não interessa; prega-se uma coisa e faz-se outra. Espero que os verdadeiros católicos vençam a podridão. Dom Manuel Clemente deve reformar a hierarquia instalada a partir do momento em que Policarpo assumiu o Patriarcado coadjuvado por Carlos Azevedo. Direi que os trabalhos de Dom Manuel Clemente, com as devidas distâncias, se assemelham ao desmontar de certas teias instaladas no Vaticano e que estão a ser atacadas pelo Papa Francisco.