quinta-feira, julho 01, 2021

Histórico! Emissores da Antena 3 no Pico da Barrosa (87,7 MHz) e da Antena 2 na Serra de Santa Bárbara (98,9 MHz) captados no leste dos Estados Unidos!

Quem disse que uma emissão FM não pode chegar longe? Com as condições de propagação certas e a ionosfera a ajudar, um emissor pode ser ouvido a milhares de quilómetros.

Depois de alguns emissores espanhóis captados na América do Norte há alguns dias, o dia de hoje trouxe uma surpresa inédita para a rádio portuguesa: durante alguns minutos, o DXista [entusiasta pela captação de emissões de rádio a grandes distâncias] americano Bryce Foster, residente em Mashpee, uma cidade do estado de Massachusetts, captou hoje, nos 87,7 MHz, o emissor do Pico da Barrosa (São Miguel, Açores) da Antena 3. Uma distância estimada em, mais coisa, menos coisa, 3780 km. Em conversa no "Twitter",  eu confirmei-lhe que também captou a Antena 2 a partir do emissor de Santa Bárbara (98,9 MHz).

Segundo o Bryce, ele também terá captado emissões nos 88,5, 89,6, 90,5 e nos 97,0 MHz. Infelizmente, não existindo qualquer gravação destas últimas, não é possível tentar qualquer identificação. Contudo, quero acreditar que se tenha tratado dos emissores de Santa Bárbara (90,5) e do Pico do Jardim (Graciosa, nos 97,0 MHz) da Antena 1 Açores.

O segredo para tais feitos? "E Esporádica". Um fenómeno de propagação das ondas VHF que permite às emissões FM das rádios, sobretudo as que operam nas frequências mais baixas da faixa 87,5-108 MHz e quando a ionosfera o permite, serem reflectidas de volta para a Terra, fazendo-se ouvir a milhares de quilómetros de distância. As esporádicas ocorrem sobretudo na Primavera e no Verão, pelo que tem sido o tempo de conseguir algumas captações insólitas.

Sem comentários: