terça-feira, setembro 28, 2021

RTP realiza trabalhos de manutenção nos emissores FM no alto da Serra da Lousã

Os técnicos da RTP encontram-se a realizar trabalhos de manutenção, incluindo e substituição dos elementos radiantes, na torre do centro emissor da Serra da Lousã (Trevim), afectando a Antena 1 (87,9 MHz), Antena 2 (89,3 MHz) e Antena 3 (102,2 MHz).

É bem provável que as frequências referidas estejam agora a ser, de forma provisória, radiadas a partir de um sistema radiante alternativo com potência reduzida. Do que posso verificar, num local favorável à recepção das emissões do Trevim mas longe da área primária de cobertura dos emissores, a mais de 160 km em linha recta, na cidade de Évora, os sinais das frequências das três rádios públicas é, neste momento, muito fraco, contrastando com as frequências da RR (106,0), RFM (91,7), TSF (107,4) e até, sendo certo que não emite do Trevim, da Rádio Comercial (90,8 MHz).

Pode haver perturbações na recepção, mas tal acontece por um bom motivo. A RTP tem, nos últimos tempos, investido na manutenção das redes de emissores das três rádios nacionais e da RDP África - e ainda bem. A rádio pública tem a obrigação de se fazer ouvir em boas condições por todo o território nacional. E investir no reforço da cobertura nas zonas problemáticas onde, no ano de 2021, nem sequer a Antena 1 se escuta de forma satisfatória, quanto mais a Antena 2 e a Antena 3!

P.S. Já agora, se os estimados leitores do blogue localizados na área de cobertura radioeléctrica dos emissores do Trevim quiserem comentar esta publicação, descrevendo as condições de recepção das frequências da RTP no local onde se encontram, agradeço a colaboração!

1 comentário:

P. Pinto disse...

Os trabalhos decorrem há pouco mais de uma semana, sendo que a conclusão dos mesmos estará para breve. A norte de Coimbra e a sul do Porto, por exemplo, os sinais das três frequências do centro emissor da Lousã da RDP têm chegado com muita instabilidade e menor intensidade. Em receptores mais sensíveis, o ruído do estéreo é bem notório a mais de 40 / 50 km do vértice geodésico, fruto da menor potência radiada. Ainda assim, nota-se que terá sido dada "primazia" à frequência da Antena 1, sendo que (parece-me a mim) a da Antena 3 é a que coloca pior sinal neste momento, pelo menos a norte da Lousã. A RTP tem uma torre secundária auto-sustentada no local (mais curta que a primária que é a mais alta de todas as rádios a emitir a partir do Trevim) que é aquela de onde saem os sinais quando se procede a intervenções de fundo na torre, como é o caso.