segunda-feira, março 09, 2009

Rádio Comercial comemora 30 anos!

A Rádio Comercial está a comemorar 30 anos de emissões!

A RDP - Rádio Comercial nasceu em 1979, fruto da privatização das rádios privadas no pós-25 de Abril, processo ao qual sobreviveram a Rádio Renascença, a Rádio Altitude e a extinta Rádio Pólo-Norte/ Emissora das Beiras. Ocupando as frequências do antigo Rádio Clube Português, a Comercial tinha emissões distintas na rede nacional de FM e na de Onda Média / MF.

O canal comercial da então RDP foi privatizado em 1993, embora, diga-se em abono da verdade, em condições (técnicas) muito precárias...

Só a partir de 1997, pelaqs mãos do Eng.º Luís Montez, a Rádio Comercial "renasce" com um novo espírito, transformando-se numa rádio rock. Entre 1997 e 2003, o Eng. Montez consegui reerguer a rede nacional de emissores, recuperando todo o equipamento que estava -literalmente- a cair de podre, mercê do desinteresse da RDP antes e durante o processo de privatização.

Em 2003, a Rádio Comercial, rádio rock, com alguma audiência consolidada, sofre uma remodelação após a saída de Montez, passando a ser uma rádio pop/rock, numa tentativa de imitar o modelo RFM.

Com várias remodelações no meio, a Comercial presentemente é uma "cassete FM" baseada em música, recorrendo a uma playlist regular e repetitiva, num projecto que pretende copiar a RFM... A machadada final no estilo alternativo foi a saída de António Sérgio , depois de 10 anos à frente de um programa alternativo que marcava as madrugadas da Rádio Comercial...

Sem comentários: