quarta-feira, maio 13, 2009

Argélia: 891 kHz (Onda Média) sem emissão:

Por vezes a falha de um emissor de Onda Média leva ao desenvolvimento de situações interessantes: graças a falha do emissor argelino nos 891 kHz (Chaîne 1 - Alger 600/300 kW), a RR/Rádio Sim bem pode ser escutada em melhores condições no sul de Portugal. Sem a Argélia, a recepção (nocturna) do emissor de Vilamoura é bastante razoável, pelo menos na região do Alentejo. Todavia, há também relatos da captação da Rádio Sim no arquipélago das Baleares (Espanha) - e provavelmente noutros pontos da Europa.

Recorde-se que a recepção da RR/R.Sim Vilamoura nos 891 kHz 10 kW costuma ser bastante fraca à noite, mercê da forte interferência da Argélia, que domina o canal no sul da Europa e Norte de África... agora, o facto de o emissor de Alger se encontrar desligado, beneficia bastante a captação da Rádio Sim, que fica a dominar no sul de Portugal e certamente em várias zonas de Espanha e de outros países.

Note-se que o centro emissor de Vilamoura dispõe de dois emissores de 10 kW, totalizando em teoria 20 kW, todavia a RR tem "roubado" componentes a um dos emissores gémeos para fornecer ao outro... Mesmo com apenas 10 kW, a Rádio Sim está a colocar um sinal nada modesto no sul/ sudoeste da Europa!

Sem comentários: