Conforme anunciado há algumas semanas no blogue "Mundo da Rádio", a MCR solicitou autorização à ERC, no sentido de alterar o projecto aprovado para a Rádio XXI, Lda. (operador proprietário dos 96,6 MHz Lisboa, que transmite a "Star FM Lisboa"); tendo recebido luz verde da entidade reguladora, a frequência 96,6 Lisboa passa a temática musical, transmitindo o serviço de programas "Smooth FM Lisboa".
Com esta aquisição, a Smooth FM reforça a cobertura na região da capital portuguesa, onde os 103,0 MHz Barreiro nem sempre se fazem ouvir nas melhores condições. Havendo sobreposição de cobertura, é expectável que este último emissor migre para outra estação do grupo, desconhecendo-se até ao momento pormenores a esse respeito.
Não posso deixar de registar a linha de argumentação apresentada pela Média Capital de forma a justificar perante a ERC as alterações solicitadas: segundo a Rádio XXI (detida indirectamente pela MCR), a Star FM é um formato «esgotado», que não se consegue impôr (imagine-se!) graças à alegada forte concorrência da M80 Rádio e da Rádio Nostalgia. Importa recordar que a M80 é detida, nem mais nem menos, pela própria MCR. Sendo certo que a Rádio Nostalgia, detida pela empresa "Música no Coração", do Eng.º Luís Montez, apesar da qualidade da programação, tem apresentado níveis de audiência visivelmente inferiores aos da Star FM (ainda que, ao contrário desta última, apenas se faça ouvir nas regiões de Lisboa e do Porto), e que a M80 incida essencialmente em música mais recente (anos 70,80 e 90) que a Star, importa salientar a criatividade dos responsáveis da MCR quando têm de justificar decisões estratégicas do grupo que afectam a gestão das frequências das rádios detidas pela empresa. A acreditar nesta justificação, parece bastante provável o fim da Star FM, passando algumas das frequências para a Smooth FM; a ser verdade, fica por saber que rádio vai ser lançada/colocada nas frequências redundantes (as que servem regiões onde haveria sobreposição de cobertura da Smooth).
Sem comentários:
Enviar um comentário