sábado, dezembro 20, 2014

Mais um exemplo de serviço público: RTÉ adia encerramento da emissão da Radio 1 em Onda Longa

Porque o serviço público de rádio não deve reger--se pelos números da audiência em cada plataforma/tecnologia, destaco mais um exemplo de como o interesse público deve por vezes (quase sempre) sobrepor-se à relação custo/audiência.

A RTÉ, operador público irlandês decidiu recentemente adiar a desactivação do serviço em Onda Longa da Radio 1  para o ano de 2017. Note-se que o encerramento do emissor de Clarkstown foi originalmente agendado para o passado dia 27 de Outubro, tendo depois sido protelado para o início de Janeiro do próximo ano. O problema? O número não menosprezável de emigrantes irlandeses no Reino Unido, muitos deles idosos, aos quais não seria fácil migrar para outra tecnologia para continuar a ouvir a "sua" rádio. As soluções propostas pela RTÉ seriam a transmissão via satélite ou Internet.

Com ouvintes que (muitos deles) mal sabem o que é a Internet e aos quais não seria, provavelmente, fácil recorrer a uma antena parabólica para ouvir a RTÉ, a emissora pública da Irlanda deliberou a realização de um estudo destinado a compreender melhor o contexto sócio-cultural e económico dos ouvintes via Onda Longa no Reino Unido, encontrando soluções alternativas para a sintonia da rádio por terras de Sua Majestade. Um exemplo que, aliado à recente reposição da Onda Curta na Rádio Exterior de Espanha, devia inspirar por cá a RTP.

Sem comentários: