sexta-feira, junho 19, 2015

Onda Média da Antena 1: depois das boas notícias, vêm as más...

Depois da boa notícia da reactivação do emissor MF/OM de Valença, eis que surge uma má notícia respeitante à rede de emissores em Onda Média da Antena 1.

Confirma-se que o emissor de Chaves (630 kHz 2 kW) se encontra desligado desde Agosto de 2014, altura em que o centro emissor de Santo Estêvão foi assaltado, tendo os larápios, não contentes com a subtracção de uma bela quantidade de cobre, levado outros componentes essenciais para a operação do emissor. Alegadamente, a rádio pública considera que o prejuízo é de tal forma elevado que não se justifica a reparação do equipamento - situação - acrescentaria eu - à qual não será porventura alheia a potência do emissor, de apenas 2 kW. Assim, a RTP assume o emissor flaviense como definitivamente desligado.

Neste contexto, resta aos ouvintes transmontanos sintonizar a Antena 1 nos 666 kHz Vila Real ou 720 kHz Mirandela, além, obviamente, de poderem recorrer ao sinal VHF-FM, mormente nos 94,9 MHz Picoto do Minhéu.


1 comentário:

Anónimo disse...

Há pois um problema a resolver na zona do concelho de Chaves, uma vez que os 666 kHz de Vila Real não chegam a Chaves e os 720 chegam com um sinal muito fraco.

Acresce que os 94.9 FM em algumas zonas da cidade não tem um som nítido e em muitas aldeias de perfil montanhoso junto à fronteira com Espanha têm muitas dificuldades em fazer uma cobertura digna...Os mesmo se passa em proporções mais graves com os 88.0 da antena 2 e 104.7 da antena3...

O que fazer?

1- Os 630 OM ficarão, se não houver material barato ou o aproveitamento de outros materiais de outros emissores...

2- Microcobertura para a área de Chaves e Barroso, especialmente , Montalegre, pois no centro da Vila os 88.3FM e 94.9 FM da antena 1 têm muitas dificuldades,seria o ideal para os 3 canais.

3- A antena 3 é fortemente pressionada nas zonas de fronteira pelos 104.8 FM da RNE/ou Rádio Galega - neste momento não consigo precisar.

4- A antena1 também era pressionada mas num patamar menos intenso pelos 94.5 FM da Cadena 100 - o emissor era ilegal... Vai ser desactivado, passando a Cadena 100 Verin a emitir no legal ganho em concurso, neste caso 98.3 ou 99.3.