No Dia Mundial da rádio, não podia deixar de lembrar a importância que a rainha dos meios de comunicação social teve, tem e terá no mundo. Qual camaleão, a rádio tem enfrentado os desafios do futuro perante a emergência de novas formas de comunicação e entretenimento.
A História tem demonstrado que, para sobreviver não basta revelar-se o mais forte, porquanto se torna fundamental desenvolver uma capacidade de adaptação a novas circunstâncias, incluindo novos tempos. Se a televisão não matou a rádio, o advento da Internet foi visto pelas rádios como uma oportunidade e não como uma ameaça iminente. A rádio soube conjugar a tradição com as novas técnicas de comunicação, nomeadamente as redes sociais. Numa era em que existem serviços como o Spotify, entre outros, que oferecem milhões de músicas para serem escutadas onde e quando o utilizador quiser; num contexto onde as pessoas lêem as notícias na Internet, importa, às rádios, oferecer factores positivos de diferenciação relativamente às novas tendências proporcionadas pela massificação da Internet.
Ainda que o "online" tenha vindo para ficar, sendo claramente a tendência do futuro, não acredito que a rádio tradicional, por via hertziana, seja substituída pelas emissões via Internet. Que o futuro da rádio vai ser digital, não tenho dúvidas - e a Noruega está a ser o primeiro país do mundo a digitalizar na íntegra o sector da radiodifusão. Seja DAB, DAB+, DRM ou outra tecnologia, a rádio hertziana continua a apresentar vantagens dificilmente reproduzíveis na rádio via Internet: é de acesso gratuito, a transmissão não depende do número de ouvintes, as estações não têm de depender da complexa rede de computadores e equipamentos de rede que constitui a Internet e, por último, porém não de somenos importância, apresenta uma grande flexibilidade na hora de assegurar a emissão e a recepção, mesmo em situações extraordinárias, como catástrofes. O jornal precisa de papel, a televisão precisa de um televisor e de electricidade; a Internet exige um telefone, tablet ou computador, além da ligação propriamente dita. Todavia, na óptica do ouvinte, a rádio pode limitar-se a um pequeno aparelho de bolso, que até pode ser alimentado por energia solar ou através da rotação de uma simples manivela do dínamo.
Se tivesse de descrever em três palavras o conceito de rádio, diria que rádio é democracia. Não no sentido estritamente político do termo, mas na perspectiva de um ouvinte que, sendo rico ou pobre, more numa grande cidade ou no meio do nada, tem um meio fácil e gratuito de acompanhar o que se passa no mundo - tudo à distância de um botão e com a flexibilidade que a rádio oferece - ao contrário do espectador da televisão ou o utilizador das redes sociais, o ouvinte de rádio pode estar a trabalhar, a estudar ou simplesmente a descansar, sem ter de estar com os olhos postos num ecrã. Até em países governados por um regime político ditatorial e extremamente austero e implacável como a Coreia do Norte, por exemplo, há quem arrisque a pena de morte para ouvir ou fazer os compatriotas ouvir palavras de liberdade transmitidas por dissidentes e refugiados políticos. Com efeito, é inegável a polivalência da rádio enquanto elemento de influência da sociedade, aliando o entretenimento à informação, o desporto à cultura, a música à ciência. Mais de um século volvido da primeira transmissão de palavras e música através de ondas electromagnéticas, continua a fazer sentido a existência da rádio.
A todos os profissionais e colaboradores das rádios, o meu muito obrigado pelo trabalho em prol do melhor meio de comunicação social alguma vez inventado! Viva a rádio!
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