sexta-feira, agosto 24, 2018

Rádio Voz de Santo Tirso muda de frequência, para os 107,4 MHz (!)

A Rádio Voz de Santo Tirso prepara-se para, no próximo dia 1 de Setembro, alterar a frequência de emissão, dos actuais 88,6 MHz para os 107,4 MHz.

Escusado será dizer que se trata de uma decisão que em nada vai beneficiar a rádio; bem pelo contrário, não é difícil perceber que a vai prejudicar fortemente em termos de cobertura radioeléctrica. A cerca de 140 km em linha recta de Santo Tirso, no Trevim (cume da Serra da  Lousã) existe um emissor com 50 kW e que opera a TSF, nada mais, nada menos que na mesmíssima frequência de 107,4 MHz. O resultado previsível? De um lado, um poderosíssimo emissor da TSF, que, com mais falhas, menos falhas, se ouve de Lisboa ao Minho; do outro lado, no concelho de Santo Tirso, temos a Rádio Voz de Santo Tirso a operar precisamente na mesma frequência, com a modesta potência de 400 W. Não é difícil adivinhar o que vai suceder...

1 comentário:

Helder disse...

Para não falar no emissor do Marão da TSF nos 107,6 que em certas zonas do concelho tem um bom nível de sinal.
É um espectáculo os engenheiros destes pais principalmente da ANACOM tanto estudo para isto, vai acontecer o mesmo que aconteceu com a radio onda viva da Povoa de Varzim alteraram frequência para depois voltar á mesma enfim começa na tdt acaba nas rádios é o que temos.