A Rádio Comercial está hoje de parabéns. A estação nacional que pertence agora ao grupo Média Capital, iniciou as emissões regulares no dia 12 de Março de 1979, integrada na então Radiodifusão Portuguesa, porquanto é a sucessora (à época nacionalizada) do extinto Rádio Clube Português.
Sob a direcção de João David Nunes, a então RDP- Rádio Comercial marcou a década de 80 em Portugal com uma programação dinâmica destinada a um público mais jovem e menos dado ao conservadorismo em termos de conteúdos e de escolhas musicais que se mantinha nas rádios da altura (sendo certo que havia um pequeno número de estações locais em Onda Média, grande parte do país só escutava quatro rádios, três da RDP e a Rádio Renascença).
A Rádio Comercial teve alguns programas que ficaram para a história da rádio em Portugal. Os anos 80 em Portugal ficaram marcados pelo "Som da frente", do mítico António Sérgio, o "Rock em Stock", do Luís Filipe Barros, o "TNT - Todos no Top", de Jorge Pego, a "Discoteca", de Adelino Gonçalves, "As Noites Longas do FM Estéreo", o "Café Concerto", da Maria José Mauperrin, entre outros.
Em 1993, o governo do então primeiro-ministro Cavaco Silva privatizou a Rádio Comercial. Depois de alguns anos a operar como estação generalista mas em condições técnicas precárias, entra na direcção da rádio o engenheiro Luís Montez, que converte a Rádio Comercial numa rádio rock, formato que chegou a líder de audiências em finais dos anos 90, mas que, com a saída do actual dono da Altice Arena, termina em 2003.
A partir de 2003, a estação dirigida por Vítor Ribeiro e a partir de 2005 por Pedro Tojal, passa por uma alguma instabilidade, quer nas audiências, quer nas escolhas musicais duvidosas, para nem falar de situações como a de, durante algum tempo, mandar os ouvintes lerem as notícias no "site" da estação porque dava muito "trabalho" ter um jornalista em antena de hora a hora...
Com a chegada do Pedro Ribeiro à liderança da emissora, o projecto vai-se consolidando e recuperando os níveis de audiências, sendo actualmente a rádio mais ouvida em Portugal.
De referir que até a Antena 1 deu os parabéns à Rádio Comercial através do Facebook, num gesto de "fair play" nem sempre visto nos meios de comunicação social portugueses. E, como o povo português esperava, até o actual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que até já teve um programa na então RDP- Rádio Comercial, não se coibiu de telefonar para a estação.
Ao Pedro Ribeiro e aos demais profissionais da Rádio Comercial, quero dizer: parabéns pelo bom trabalho. Que venham mais anos de Rádio Comercial!
Sem comentários:
Enviar um comentário