A antigamente designada por Rádio Luxemburgo é a última rádio francesa que ainda emite na Onda Longa, depois da France Inter, da Europe 1 e da RMC terem encerrado as emissões em modulação de amplitude. A partir de 2023, a RTL só se ouvirá no FM da maior parte do território francês, mas também nas poucas zonas do país onde já emite em DAB+, para além do satélite, da Internet e dos serviços de televisão paga que oferecem a RTL na aplicação de rádio das boxes. Uma cobertura hertziana substancialmente mais limitada do que a oferecida pela Onda Longa, já que os 234 kHz são audíveis não só no Luxemburgo e na França, como também na Bélgica, nos Países Baixos, na Suíça, no Sul do Reino Unido, na região ocidental da Alemanha e até nalgumas zonas do Norte de África (Marrocos, Argélia e Tunísia)!
Blog do site "Mundo da Rádio". Os comentários aos acontecimentos ao universo da rádio. As últimas notícias da rádio em Portugal e no Mundo. Visite www.mundodaradio.info .
sexta-feira, outubro 14, 2022
Mais uma triste notícia para a Onda Longa: RTL vai encerrar o emissor dos 234 kHz no final do ano
Pouco a pouco a Onda Longa vai morrendo. A RTL, estação francesa que, por razões históricas, opera na Onda Longa a partir do Luxemburgo, vai desligar de vez a ficha do emissor de Beidweiler (234 kHz) no final do ano. A estação justificou a decisão com a subida do custo da energia.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
"mas também nas poucas zonas do país onde já emite em DAB+"?
Discordo desta frase, porque a França tem vindo a implementar a rede nacional DAB+ com grande pujança, estando todos os planos delineados para, rapidamente, ficar concluída!
Enviar um comentário