quinta-feira, janeiro 05, 2023

A morte lenta da AM: depois da RTL francesa é a vez da Absolute Radio inglesa

Pouco a pouco, vão, infelizmente, morrendo as emissões  em modulação de amplitude. Se no passado dia 1 a RTL, estação francesa com emissor no Luxemburgo, encerrou ao fim de 90 anos as emissões em Onda Longa (234 kHz), outro "cliente" habitual da noite do éter português vai deixar de aparecer por cá. A Bauer britânica, proprietária da Absolute Radio, vai tirar as fichas das tomadas de toda a rede de emissores de Onda Média da estação. A estação musical vai passar a operar apenas no sistema de rádio digital DAB e na Internet (e mesmo a emissão online só está disponível a partir de um endereço IP no Reino Unido... e é preciso que o ouvinte se registe no site de Internet da emissora).

Da mesma Bauer, a Greatest Hits Radio também vai ficar sem os últimos emissores de Onda Média ainda em operação, passando a operar apenas em FM, em Londres e noutras cidades britânicas, na rede DAB e na Internet.

Com o fim da RTL, terminou a história das rádios francesas na Onda Longa. Agora, a faixa é apenas ocupada (a nível de radiodifusão) por Marrocos, pela Argélia, pelo Reino Unido, pela Irlanda, pela Dinamarca, pela Islândia e pouco mais. Por este andar, a Onda Média segue um caminho semelhante, perdendo pouco a pouco estações com longas décadas de operação na faixa. Apesar de tudo, salvam-se, por enquanto, a Espanha, a Roménia, a Argélia e poucos mais países com presença forte na Onda Média. É triste, mas a subida dos custos com a energia e da manutenção dos emissores, aliada à aposta no FM e no DAB, vai "matando" os grandes emissores europeus...


Sem comentários: