quarta-feira, março 01, 2023

TSF: 30 anos a passar tudo o que se passa na rua, no país e no mundo

"Dentro de momentos, quando soar o sinal horário das 7h00 vai nascer uma emissora de rádio construída na base de um perfil de música e notícias. Para aqui chegarmos foi percorrido um longo e difícil caminho. Em primeiro lugar, a batalha contra aqueles que preferiam a quietude podre das ondas e não admitiam o aparecimento de quaisquer alternativas às emissoras do Estado e da Igreja. Em segundo lugar, a materialização de um projeto profissional credível, bem dimensionado, tecnicamente evoluído e portador de uma nova postura radiofónica.

Pese embora todas as contrariedades, o sonho está concretizado. Os velhos do Restelo continuam a destilar veneno em todas as capelinhas, mas já não podem mais do que isso, porque a onda do progresso é avassaladora e não se compadece com atitudes retrógradas. A TSF Rádio Jornal não nasce contra ninguém e não está ao serviço de ninguém. Aqueles que vão protagonizar aqui, todos os dias, vão fazer apenas e tão só jornalismo, animados de um grande sentido profissional e de uma inesgotável paixão pela rádio. Esta rádio bissexta vai ficar nos vossos recetores 24 horas por dia, com música e notícias, boa música e informação atualizada para merecer a vossa escuta permanente."

Emídio Rangel, dia 29 de Fevereiro de 1988

Palavras sábias, do homem que lançou uma rádio que mudou a informação radiofónica em Portugal. Ainda que tenha sido oficialmente inaugurada no dia 29 de Fevereiro de 1988, a TSF comemora hoje 30 anos de vida, com direito a emissão especial.

Muito há a dizer a respeito da TSF, mas por vezes pergunto-me o que pensaria o Emídio Rangel se visse a TSF actual e comparasse com a TSF que criou. Infelizmente, a começar nas condições técnicas que se degradaram significativamente nos últimos tempos, a rádio jornal já viu melhores dias, mas continua a informar os ouvintes do que acontece no país e no mundo. Apesar de tudo, espero que a TSF se mantenha no ar por muitos e bons anos.

Sem comentários: