sexta-feira, abril 21, 2023

Quando a rádio pública não toca nos Açores

O último programa da Provedora do Ouvinte da RTP foi dedicado às avarias nos emissores da Antena 1 Açores, Antena 2 e Antena 3 no arquipélago dos Açores. A Provedora interrogou o responsável técnico pelos emissores de rádio na região, José Amaral, a respeito de várias situações em que os ouvintes perderam o sinal das três "Antenas". Na maioria das situações, as avarias decorrem de condições meteorológicas que afectam as antenas de emissão e até provocam instabilidades na rede eléctrica que podem causar danos nos equipamentos.

Uma das situações relatadas foi a impossibilidade de ouvir, durante algum tempo, e nas ilhas das Flores e do Corvo as três estações públicas, mercê da degradação dos elementos radiantes no centro emissor do Monte das Cruzes. Como os outros emissores nas Flores dependem do sinal do Monte das Cruzes, a avaria, entretanto resolvida com a substituição das antenas, afectou quase toda a ilha das Flores e, obviamente, a ilha do Corvo.

Outra situação apresentada foi a avaria do emissor da Antena 2 na Serra de Santa Bárbara, afectando a escuta da rádio clássica na ilha Terceira e em boa parte do Grupo Central dos Açores. Os técnicos tiveram de reparar vários amplificadores, mas a anomalia já foi solucionada.

Ser técnico de rádio nunca é fácil. Mas trabalhar nos Açores, numa região sujeita a condições meteorológicas muito difíceis, incluindo ventos fortes, onde se tem de viajar de avião entre as ilhas e onde não é tão fácil ter acesso a meios como no continente português, é ter de lidar com situações difíceis e fazer o que se pode fazer para reestabelecer as emissões avariadas assim que se tenha condições para isso. Ao contrário do continente, não se pode transportar técnicos e material de São Miguel para as Flores como quem conduz um carro de Lisboa até ao alto do Trevim, na Serra da Lousã, ou do Porto até ao Muro (Serra Amarela). O trabalho de técnico nos Açores ganha ainda mais importância quando a Antena 1 Açores é a única rádio que se ouve em todo o arquipélago, incluindo nos concelhos sem qualquer rádio local - e a ilha do Corvo nem sequer tem uma única! Em grande parte da região não há TSF, não há Rádio Renascença, e em todo o arquipélago não existe um único emissor da Rádio Comercial - as únicas que se escutam bem em muitos locais são, insisto, a Antena 1 Açores, Antena 2 e a Antena 3. O serviço público de rádio é a única garantia de acesso à informação e ao entretenimento através da rádio mesmo nos locais mais remotos dos Açores.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sou habitante nesta ilha e o que está escrito no paragrafo 2 está parcialmente correcto. Foi apenas na parte oeste da ilha que a ant1 e a ant2 não estavam a funcionar já a ant3 ouvia se perfeitamente nesta zona da ilha. No resto da ilha apesar das avarias ouviam-se as três radios na perfeição.