segunda-feira, julho 31, 2023

Rádios portuguesas acompanham Jornada Mundial da Juventude 2023

Portugal acolhe a Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ2023) e a rádio não deixa de acompanhar o maior evento realizado pela Igreja Católica no mundo.

A Antena 1 tem estado a realizar emissões especiais com directos a partir do Parque Eduardo VII e, por vezes, de outros locais.

Como seria de esperar, tratando-se da auto-intitulada emissora católica portuguesa, a Rádio Renascença vai  realizar também emissões especiais para acompanhar a visita do Papa a Portugal e as cerimónias em Lisboa e Fátima, contando com mais de 60 profissionais envolvidos na cobertura da JMJ. Além da RR, as "irmãs" mais novas, a RFM e a Mega Hits, também vão ter espaços dedicados à JMJ.

Sendo igualmente uma estação católica, a Rádio Maria vai dedicar, nos próximos dias, grande parte do tempo de emissão à JMJ.

Tratando-se de um evento que poderá levar um milhão de jovens até Lisboa, as rádios informativas, nomeadamente a TSF e a Rádio Observador, também não ficarão de fora, abordando o que acontece na JMJ nos espaços noticiosos e, quiçá, noutros programas.

A JMJ vai ser coberta na rádio FM em Lisboa mas, ao que parece e segundo a TSF, as cerimónias vão ter direito a audiodescrição emitida na Onda Média. Não havendo mais informações, por ora, a respeito de como tais emissões de audiodescrição vão ser emitidas, tudo leva a crer que será através do emissor do Seixal (963 kHz) da Rádio Renascença. Talvez a RR aproveite para melhorar, na medida do possível, as condições técnicas de operação do emissor, permitindo que se faça ouvir de forma satisfatória na zona do Parque das Nações e do Trancão.

Independentemente das crenças religiosas de cada pessoa, é inegável que a visita do Sumo Pontífice e todas as cerimónias da JMJ, assistidas em Lisboa por muitos milhares, se não mais de um milhão de jovens peregrinos, não vai deixar ninguém indiferente - a começar nas rádios portuguesas mas, e seguramente, também nas rádios católicas espalhadas pelo mundo. Estamos certos que na Rádio Vaticano, na COPE espanhola ou nas  Rádios Marias existentes noutros países se vai falar, nos próximos dias, de Portugal. Rádio é também acompanhar os grandes eventos, religiosos ou de outra natureza!

Sem comentários: