O novo emissor partilha a torre com a microcobertura do Rádio Clube de Angra (89,6 MHz) e, acrescento eu, deverá estar em operação a título experimental, sob autorização da ANACOM. Como é habitual nestes casos, a potência aparente radiada (PAR) máxima autorizada deverá ser de 50W.
Blog do site "Mundo da Rádio". Os comentários aos acontecimentos ao universo da rádio. As últimas notícias da rádio em Portugal e no Mundo. Visite www.mundodaradio.info .
sexta-feira, julho 25, 2025
Rádio Horizonte Açores (Angra do Heroísmo - ilha Terceira) tem novo emissor de microcobertura: 94,1 MHz
A Rádio Horizonte Açores, rádio local do concelho de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, colocou recentemente em funcionamento o segundo emissor de microcobertura. A estação, lque já emitia nos 104,4 MHz (emissor principal, na Serra de Santa Bárbara) e nos 98,1 MHz (microcobertura na Serra do Cume), passou a operar também a partir do Pico Matias Simão, através de uma microcobertura que funciona na frequência de 94,1 MHz.
quinta-feira, julho 24, 2025
Benfica quer lançar a "Benfica FM" nas frequências da Batida FM, mas ERC não aprovou a alteração do projecto
O Sport Lisboa e Benfica estabeleceu uma parceria com a Bauer para lançarem a rádio "Benfica FM" nas frequências da Batida FM (101,1 MHz Moita + 107,2 Amadora + 103,0 Cantanhede + 94,3 MHz Maia), mas a ERC não aceitou a mudança do projecto para a tipologia temática desportiva.
Resumindo a história, a entidade reguladora, não obstante autorizar a mudança de designação da Batida FM para Benfica FM, considera que não se encontram reunidas as condições para assegurar a independência da estação perante o poder político e económico, incluindo o risco de o clube desportivo interferir na programação e nos conteúdos emitidos na rádio. A ERC teve também em atenção, na sua análise, o facto da Batida FM 103,0 MHz ser a única estação licenciada para o concelho de Cantanhede, pelo que - sendo o público-alvo da estação os adeptos do SLB - a rádio não assegurar o pluralismo social e cultural.
Perante estas circunstâncias, dado que o pedido de alteração do projeto foi negado, o pedido de associação de programas que permitiria a emissão nas 4 frequências foi igualmente indeferido.
Será que o Benfica vai tentar outra solução para emitir a Benfica FM por via hertziana? Aguardemos por desenvolvimentos...
quinta-feira, julho 17, 2025
Rádio Observador vai mudar de frequência no próximo sábado, dia 19 de Julho
Está confirmado: a Rádio Observador vai mudar, no próximo sábado dia 19 de Julho de 2025, uma das frequências que servem a região de Lisboa. A estação vai passar a emitir nos 92,8 MHz Loures, abandonando os 93,7 MHz Amadora; a frequência do Seixal (98,7 MHz) não vai ser afectada, continuando a operar como habitualmente.
Entretanto, a entidade detentora do alvará dos 93,7 MHz Amadora, a "Rádio Mais, CRL.", requereu junto da ERC a suspensão temporária das emissões por 60 dias, na condição de apresentar, dentro de poucos dias,vum pedido de alteração do projecto radiofónico, que deverá continuar a ser uma estação temática informativa. O emissor dos 93,7 MHz não será desligado durante os 2 meses de suspensão mas emitirá pouco mais do que uma playlist musical (esperemos que, ao menos, quem organiza a música tenha bom gosto musical...). Aguardemos pelos desenvolvimentos.
terça-feira, julho 01, 2025
93,7 MHz Amadora: uma frequência "amaldiçoada"
A propósito da mudança da Rádio Observador dos 93,7 MHz Amadora para os 92,8 MHz Loures, ocorre-me dizer que se confirma que os 93,7 MHz Amadora são uma das frequências mais "amaldiçoadas" da Grande Lisboa, no sentido em que tem sido ocupada por tantos projectos radiofónicos que não duraram muito tempo sem perder consistência e relevância.
Tudo começou com a Rádio Mais, em 1989, que durou até 1995, altura em que foi substituída pela Central FM. A Central FM não sobreviveu muito tempo, sendo substituída pela Lights FM em 1997. No ano 2000, a Lights FM cede o lugar à Rádio Maia, que volta a ocupar a frequência da Amadora. Seis anos depois, a Kiss FM Lisboa ocupa os 93,7. Não durou muito tempo - em 2010, a Kiss FM Lisboa é substituída pela Fi FM. A Fi FM manteve programação regular durante uns tempos mas, alguns anos depois, o emissor dos 93,7 MHz esteve por algum tempo inoperacional. A Fi FM acabou a ser uma rádio em quase "estado de coma", que praticamente só passava música (tirando os noticiários para cumprir a lei).
A frequência da Amadora ganhou um novo fôlego em 2021, altura em que passou a emitir a Rádio Observador, que se mantém à data de hoje mas que deverá abandonar a frequência em breve e ocupar os 92,8 MHz de Loures.
"Pior" que os 93,7 MHz, em número de "vidas" que a frequência já teve, só os 96,6 MHz Lisboa. A frequência da actual Smooth FM começou por ser a da Rádio Geste, antes de ser ocupada pela primeira "reencarnação" do Rádio Clube Português. Mais tarde foi Rádio Nova e Mix FM. Foi durante a era MCR que a frequência sofreu mais alterações: depois de Mix FM foi Best Rock FM; a Best Rock FM deu posteriormente lugar à M80 Rádio, antes desta migrar para a rede regional Sul. A M80 cedeu a frequência à segunda "reencarnação" do Rádio Clube Português; com o fim do RCP, a Star FM ocupou os 96,6 MHz. Com a aposta da MCR na Smooth FM, os 96,6 MHz passaram mais tarde a transmitir a estação, em paralelo com os 103,0 MHz Barreiro.
Voltando aos 93,7 MHz Amadora, o que vai acontecer à frequência depois do fim da parceria com a Rádio Observador? Resta-nos esperar para saber.
Subscrever:
Mensagens (Atom)