terça-feira, julho 01, 2025

93,7 MHz Amadora: uma frequência "amaldiçoada"

A propósito da mudança da Rádio Observador dos 93,7 MHz Amadora para os 92,8 MHz Loures, ocorre-me dizer que se confirma que os 93,7 MHz Amadora são uma das frequências mais "amaldiçoadas" da Grande Lisboa, no sentido em que tem sido ocupada por tantos projectos radiofónicos que não duraram muito tempo sem perder consistência e relevância.

Tudo começou com a Rádio Mais, em 1989, que durou até 1995, altura em que foi substituída pela Central FM. A Central FM não sobreviveu muito tempo, sendo substituída pela Lights FM em 1997. No ano 2000, a Lights FM cede o lugar à Rádio Maia, que volta a ocupar a frequência da Amadora. Seis anos depois, a Kiss FM Lisboa ocupa os 93,7. Não durou muito tempo - em 2010, a Kiss FM Lisboa é substituída pela Fi FM. A Fi FM manteve programação regular durante uns tempos mas, alguns anos depois, o emissor dos 93,7 MHz esteve por algum tempo inoperacional. A Fi FM acabou a ser uma rádio em quase "estado de coma", que praticamente só passava música (tirando os noticiários para cumprir a lei).

A frequência da Amadora ganhou um novo fôlego em 2021, altura em que passou a emitir a Rádio Observador, que se mantém à data de hoje mas que deverá abandonar a frequência em breve e ocupar os 92,8 MHz de Loures.

"Pior" que os 93,7 MHz, em número de "vidas" que a frequência já teve, só os 96,6 MHz Lisboa. A frequência da actual Smooth FM começou por ser a da Rádio Geste, antes de ser ocupada pela primeira "reencarnação" do Rádio Clube Português. Mais tarde foi Rádio Nova e Mix FM. Foi durante a era MCR que a frequência sofreu mais alterações: depois de Mix FM foi Best Rock FM; a Best Rock FM deu posteriormente lugar à M80 Rádio, antes desta migrar para a rede regional Sul. A M80 cedeu a frequência à segunda "reencarnação" do Rádio Clube Português; com o fim do RCP, a Star FM ocupou os 96,6 MHz. Com a aposta da MCR na Smooth FM, os 96,6 MHz passaram mais tarde a transmitir a estação, em paralelo com os 103,0 MHz Barreiro.

Voltando aos 93,7 MHz Amadora, o que vai acontecer à frequência depois do fim da parceria com a Rádio Observador? Resta-nos esperar para saber.

Sem comentários: