terça-feira, abril 28, 2009

TDT - Televisão Digital Terrestre em Portugal!

Porque o espectro radioeléctrico não é ocupado exclusivamente pela radiodifusão sonora, o blog do Mundo da Rádio, inevitavelmente, dado que acompanha a radiodifusão não só ao nível dos conteúdos, mas também ao nível das questões técnicas inerentes à difusão desses conteúdos, tem de acompanhar as novas tecnologias de comunicação através das ondas hertzianas.

A faixa de UHF em Portugal contará, a partir de amanhã, com um novo ocupante: a Televisão Digital Terrestre revolucionará a forma como vemos televisão.

A nível técnico, indiscutivelmente, encontrar-se-ão imensas vantagens, incluindo melhor qualidade de imagem e som, mas também um sistema imune a interferências. O fim da tradicional "chuva", dos ecos na imagem e de todas as perturbações às quais os espectadores se habituaram nos últimos 52 anos. Todavia, há também o "reverso da medalha": o princípio do "tudo ou nada" - ou temos sinal suficiente para que a emissão seja descodificada correctamente pelo receptor, ou, pura e simplesmente, não podemos ver televisão. O grande senão das comunicações digitais.

A Portugal Telecom, detentora das licenças para a TDT, passará a transmitir os quatro canais nacionais no canal 67 UHF, em modo digital. Aparentemente, só amanhã serão divulgados os primeiros locais do país com acesso ao novo sistema, mas a cobertura (quase) total da população portuguesa deverá ser atingida no final de 2010.

Para o telespectador, a TDT implicará que adquira um descodificador preparado para o novo sistema ou um televisor novo já compatível com a norma DVB-T e o formato MPEG-4/H.264 .

Sem comentários: