quarta-feira, junho 17, 2009

Reino Unido: "switch off" analógico em 2015?

Segundo as últimas notícias vindas do Reino Unido, existe a intenção de desligar a rádio analógica em 2015. O Governo britânico pretende apostar seriamente no DAB, aumentando a oferta radiofónica, enquanto existe também um claro investimento em novos emissores DAB e, sobretudo, em novos receptores.

Apesar de a maioria da população continuar a ouvir a "velha" FM, o DAB no Reino Unido já tem uma vasta oferta de estações; além disso, a maioria dos rádios disponíveis no mercado inglês já estão preparados para o DAB. Não obstante, os fabricantes de automóveis continuam a equipar os veículos com auto-rádios somente com a "velha" rádio analógica, sobretudo devido ao preço de fabrico.

O Reino Unido pretende transferir não só as estações que operam em FM, mas também as rádios que emitem estações que emitem na Onda Média, prevendo que a cobertura de mais de 90% da população esteja disponível em 2013.

Esta iniciativa traz ao de cima algumas questões interessantes... como o facto de, ironicamente, a qualidade de som da maioria das estações que operam no DAB ser visivelmente inferior à obtida em FM; algumas operam, aliás, em mono. Ao ter um elevado número de rádios por multiplex, há que sacrificar a qualidade em prol da variedade de oferta...

Acresce-se o facto de o DAB estar a tornar-se um formato obsoleto, tendo em conta o advento de novas tecnologias como o DAB+ e o DMB, que permitem uma maior oferta, a par de solucionarem alguns dos problemas técnicos inerentes ao DAB.

Ao operar numa faixa de radiodifusão acima da VHF-FM , logo com menores comprimentos de onda, o DAB exige um maior número de emissores que o VHF-FM, além de, inevitavelmente ser necessário garantir que o ouvinte recebe um sinal adequado: ou há sinal suficiente e com qualidade adequada para ser descodificado pelo receptor, ou não há recepção. A famosa questão do digital: "tudo ou nada"...

Sem comentários: