domingo, julho 11, 2010

Rádio Clube Português: crónica de uma morte anunciada


Faltando menos de quatro horas para a despedida final do Rádio Clube Português como o conhecemos hoje, estamos ainda em boa hora de ouvir o que resta deste projecto radiofónico, quer nas frequências locais em Lisboa, Valongo, Cantanhede, Aveiro, Santarém, Sabugal e Manteigas, quer na Onda Média, nos 1035 kHz Benavente, ou ainda, através da emissão online, no sítio da estação.

Pode-se dizer que o RCP morre pela terceira vez: o projecto RCP original "faleceu" aquando da sua nacionalização e incorporação na RDP, em 1975. A marca "Rádio Clube Português" renasce em meados dos anos 90, através de um conjunto de rádios locais; um projecto que durou pouco tempo. Foi necessário esperar pelo ano de 2003 para que o RCP voltasse em força, através da Média Capital, que obteve permissão por parte da família Botelho Moniz para lançar uma estação que, substituindo a então Rádio Nostalgia, continuava a apostar em música dos anos 50 a 70. Em 2007, a MCR deliberou substituir a programação do RCP, transformando-a  numa rádio de informação que prometia ser inovadora no éter, marcando a diferença pela qualidade e na oferta de conteúdos. Não obstante, o novo formato, sob a direcção de Luís Osório revelou-se pouco popular, não obtendo audiências significativas; como se não bastasse, as mudanças nos programas e nos profissionais da estação não ajudaram a consolidar o projecto. Pouco tempo faltou para que a estação começasse a entrar numa fase de declínio que culminou com a demissão de Luís Osório, substituído por Vítor Moura. A estação despede 10 trabalhadores. Apesar destas mudanças, na direcção da rádio e na grelha de programas, a instabilidade na programação e nos profissionais da estação não contribuíram para a recuperação do projecto.

Em Janeiro de 2010, a MCR tenta inverter a tendência das audiências, substituindo o RCP pela M80 nos principais emissores. O Rádio Clube passou a ser escutado apenas em Lisboa, Santarém, Coimbra (Cantanhede), Porto (Valongo), Aveiro, Sabugal e Manteigas. Os 95,6 Penalva do Castelo e os 97,4 MHz Vila Real migram para a M80,  constrangendo a cobertura do RCP, que fica apenas a operar nos 96,6 Lisboa, 97,7 Santarém, 105,8 Valongo, 103,0 Cantanhede, 94,4 Aveiro, 104,4 Manteigas e 96,8 MHz Sabugal, a par dos 1035 kHz Benavente. Dentro de pouco mais de três horas, o Rádio Clube  passará a pertencer ao pretérito perfeito pela terceira vez, limitando-se a ser uma estação completamente automatizada a passar música, intercalada com 3 noticiários diários. Nada mais que os "serviços mínimos" que uma estação de rádio local terá de assegurar nos 96,6 Lisboa e restantes emissores.

Sem comentários: