quarta-feira, março 25, 2015

Açores: alterações nas frequências da Antena 1 Açores e Rádio Clube das Lajes do Pico

A RTP e o Rádio Clube das Lajes do Pico (estação local do concelho homónimo na ilha do Pico) efectuaram alterações nas frequências de emissão, de forma a melhorar a cobertura dos dois operadores.

O Rádio Clube das Lajes do Pico mudou de frequência na microcobertura instalada no Pico do Geraldo (concelho de Lajes do Pico), passado dos 88,5 para os 88,3 MHz. Supõe-se que a alteração visa a anulação de eventuais interferências da Rádio Atlântida (Ponta Delgada), mormente em dias de propagação troposférica (considerando a elevada distância entre os dois emissores, não será crível a interferência permanente entre as duas estações locais).

O operador público de radiodifusão, a RTP, terá alterado a frequência da Antena 1 na estação emissora de Mosteiros (ilha de São Miguel), dos 95,1 para os 95,5 MHz. A motivação para tal decisão será evidente: os 95,1 MHz encontravam-se a nada menos que apenas 0,1 MHz de diferença do emissor da Rádio Renascença no Pico da Barrosa (95,2 MHz)... a poucos quilómetros da freguesia de Mosteiros e dentro da própria ilha de São Miguel. Não será difícil adivinhar que o sinal da emissora católica portuguesa reunia todas as condições para cilindrar a emissão da rádio pública a uma distância relativamente curta da microcobertura da RTP. Aliás, nem se entende como a ANACOM achou por bem atribuir os 95,1 MHz, quando já tinha licenciado o emissor da RR nos 95,2...

Sem comentários: