terça-feira, março 17, 2015

Eclipse solar... e a propagação em MF/Onda Média

Porventura a maioria dos visitantes portugueses do "Mundo da Rádio" já terão ouvido falar ou lido a respeito do eclipse solar que de correrá na manhã da próxima 6ª feira, dia 20 de Março.

Não obstante a curiosidade astronómica a respeito deste fenómeno, existe outra faceta pouco conhecida dos eclipses: ao alterar rapidamente a ionização das camadas da ionosfera, um eclipse de dimensão razoável permite a propagação ionosférica de sinais MF/Onda Média, tal como ocorre de noite. Assim, em teoria, durante as 8h00 e as 10h00 da próxima sexta-feira, será possível receber, de forma excepcional e raríssima, alguns sinais longínquos fora do "horário" habitual em que são registados. Sendo uma situação extremamente rara, aconselho os entusiastas com disponibilidade no período de tempo referido a sintonizarem a faixa de Onda Média... tanto mais que o próximo eclipse terá lugar apenas em... 2026.

Nunca será demais recordar que em circunstância alguma, jamais se deverá olhar directamente para o sol, sob pena de poder causar graves danos à visão, incluindo cegueira. O sítio Internet da TSF apresenta algumas informações úteis à visualização do fenómeno.

Sem comentários: